Caso Dimas Holanda será reaberto

14/02/2011 02:21 - Polícia
Por Redação
Image

Sem foro privilegiado e declarado foragido da Justiça depois que sua prisão foi decretada pelo envolvimento no assassinato do Cabo Gonçalves, o ex-deputado João Beltrão deverá ter ainda mais problemas com a determinação da reabertura do processo sobre outro crime, desta vez do bancário Dimas Holanda, morto em Maceió no dia 3 de abril de 1997.

Este é um dos 22 processos que estavam parados em virtude do foro privilegiado que possuíam João Beltrão, Cicero Ferro, também foragido e Francisco Tenório, este preso.

O assassinato de Dimas Holanda teria sido cometido após a descoberta que a vítima estava tendo um caso com uma suposta amante do parlamentar, Clécia de Oliveira, ex-miss União dos Palmares (AL).

Beltrão não integrou a lista de denunciados que foi ofertada pela Promotoria de 1º grau, porém na época já haviam indícios do envolvimento do deputado.

A denúncia inicial aponta que os autores materiais Eufrásio Tenório Dantas, “Cutita”, Daniel Luiz da Silva Sobrinho, Paulo Nei, Valdomiro dos Santos Barros, José Carlos Silva Ferreira, o “Ferreirinha” e Valter Dias Santa Filho, o “Valter Doido” foram recrutados pelo deputado estadual para matar o bancário.

Eles teriam usado um veículo de propriedade do parlamentar para executar a vítima em uma rua do Conjunto Santo Eduardo, em Maceió. Fora que todos os envolvidos eram da mais estreita confiança de Beltrão.

Para embasar a denúncia a Procuradoria Geral de Justiça anexou os depoimentos feitos por quatro irmãos da vítima, o coronel da reserva da Polícia Militar Nerecinor Sarmento, o ex-tenente coronel Manoel Cavalcante – que prestou as informações aos juízes da 17ª Vara Criminal da Capital.

“Irrefragável que as provas testemunhais ao ora denunciado a autoria intelectual do crime, bem como a todos a quem são imputados a perpetração do fato criminoso”, explica a denúncia.

Em abril do ano passado o irmão de Dimas, Jaime Holanda concedeu entrevista ao Cadaminuto e em tom de aflição diz ter tomado conhecimento que durante uma festa, Beltrão confirmou para o juiz Mauricio Breda que teria participação no caso e, de acordo com Holanda, o magistrado na época teria até se colocado a disposição para depor, para não ver o ex-governador Manoel Gomes de Barros, o Mano, ser acusado injustamente pela morte do bancário.

“Esperamos que tudo seja esclarecido, são muitas as pessoas que estão sofrendo com esta situação. Nós vivemos em aflição em busca de justiça e iremos conseguir, para isto é preciso que o TJ para acate as denúncias”, afirmou Jaime Holanda.

Jaime falou ainda a morosidade da justiça. “Sabemos que a justiça é bastante lenta e a cada dia que se passa nossa família fica ainda mais revoltada vendo os acusados livres impunemente, já se passaram 12 anos e ainda esperamos que os responsáveis pela morte de Dimas sejam presos”, finalizou Jaime Holanda no ano passado.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..