Os novos integrantes da presidência da Associação dos Cabos e Soldados (ACS) de Alagoas tomaram posse na noite desta segunda-feira (10) em solenidade ocorrida na sede da própria entidade, no bairro do Poço, em Maceió. O cabo da Polícia Militar José Soares Cordeiro assumiu o cargo de presidente transmitido pelo antecessor, também cabo da PM Wagner Simas Filho, e já prometeu lutar muito pelo direito dos militares.
A composição da diretoria inclui ainda o vice-presidente, cabo bombeiro militar Rogers Tenório dos Santos, o presidente do conselho fiscal, Francisco Gama Ferreira, e o vice-presidente do conselho fiscal, Mário Henrique Von Sohsten Torres Neto. Todos eles assinaram a ata de posse como pré-requisito para gerirem a entidade durante o triênio 2011-2013.
Em seu primeiro discurso como presidente da ACS/AL, o cabo Soares enalteceu o trabalho do líder que lhe entregava o cargo e prometeu, entre outras coisas, cumprir o Estatuto que rege a entidade na íntegra, fazendo valer, sobretudo, o direito dos associados. Assegurou ainda que manterá a postura de luta pelos ideais dos militares, como deve ser qualquer representante de classe, e ressaltou que pretende gerir com transparência.
O vice-presidente destacou o trabalho feito há uma década pelo cabo Simas à frente da entidade. Disse que acredita nesta nova equipe de trabalho por compreender o perfil de cada um já que demonstraram, ao longo dos dias, que se interessam pela causa militar. Rogers falou também que almeja, junto com a nova diretoria, fazer um bom trabalho e ajudar ainda mais os associados em busca dos direitos.
Já o ex-presidente Simas se emocionou ao lembrar-se da trajetória de gestão e de mobilizações que renderam muitas conquistas nos últimos dez anos. Com lágrimas nos olhos, ele quis agradecer a Deus, reconhecendo que sem a ajuda divina não conseguiria transformar a ACS em uma associação administrável. Enumerou algumas vitórias durante a gestão e destacou que tudo foi fruto de muita luta. Ele desejou sorte ao novo presidente e lhe ofereceu uma frase que considera justa: “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”.
SOLENIDADE
O evento da posse aconteceu no estacionamento da ACS/AL. O ambiente ficou lotado de convidados, incluindo autoridades, além de funcionários e ex-diretores. A mesa de abertura foi composta pelo presidente que entregava o cargo, pelo eleito, pelo representante do comando geral do Corpo de Bombeiros, major Wellington Roberto, pelos presidentes de associações de praças e de oficiais – da ativa e da reserva – todos amigos do Simas.
Antes do discurso de cada componente da mesa, o major PM Fernando Nogueira, pastor da Igreja Batista Renovada e capelão da Polícia Militar de Alagoas, teve a oportunidade para uma palavra de inspiração espiritual. Após este período inicial e depois da falação dos líderes de classe, foi efetivada a posse dos eleitos e feito o discurso dos novos gestores.
A solenidade foi encerrada com um coquetel e a agradável companhia musical do cantor Tony.