Os patifes não perdoam e "matam" de novo Alagoas

15/12/2010 19:12 - Blog do Bob
Por Roberto Vilanova

O IBAMA embromou o governo de Alagoas três vezes e não veio fazer a inspeção, sem a qual o empresário German Efromovich não pode começar a construção do estaleiro em Coruripe.

O que está acontecendo?

São vários fatores que interferem contra o projeto e retarda a obra; tem de tudo nesse caldeirão de mitos. Tem os maus alagoanos e tem os maus vizinhos – que, quando se juntam, repetem o que aconteceu em 1996 com a fábrica de cerveja em Marechal Deodoro.

Não culpo os maus vizinhos, porque eles não são de todos maus; eles agem em defesa de seus interesses – que são legítimos. Culpo os maus alagoanos – que existem, são traidores contumazes e agem por interesses ilegítimos. Esses são o câncer que há anos corrói o Estado e são responsáveis pela violência, pelo analfabetismo, pela mortalidade infantil e pela miséria no Estado, porque para eles quanto pior o Estado mais fácil é de se elegerem.

Dizem que em 1996 um desses maus alagoanos recebeu 1 milhão de reais para assinar o parecer atestando que o lençol freático de Marechal Deodoro estava contaminado e, com isso, a fábrica de cerveja foi se instalar no vizinho.

O patife assinou o atestado falso, Alagoas perdeu e o vizinho agradeceu.

Daí, ainda que seja difícil acreditar existir alguém trabalhando contra a instalação do estaleiro, não se deve descartar nenhuma possibilidade; mau alagoano é igual a coceira de macaco – que não acaba nunca!

Foi um grupo de maus alagoanos que, na década de 1980, impediu o governo Guilherme Palmeira de implantar o Pólo Cloroquimico alagoano. Os patifes agiram travestidos de ecologistas e produziram um documento falso, encaminhado ao governo federal, denunciando que o pólo químico alagoano tinha sido construído numa área de mangue em Marechal Deodoro.

Com isso, Alagoas perdeu a chance de implantar o pólo.

Esses maus alagoanos podem sim estar agindo nos bastidores contra o estaleiro e, de quebra, ainda recebendo suborno do vizinho – que disputa a preferência pelo estaleiro.

Para esses maus alagoanos o risco de deixar o governador Téo Vilela instalar o estaleiro será fatal em 2014. Além do prestígio que Téo vai obter no mercado de votos,,tem o surgimento de um tipo de eleitor que eles não podem manipular – que é o eleitor de perfil urbano, no interior, ou seja, os operários.

É triste, mas é verdade: os maus alagoanos existem e estão agindo. Uns agem na linha de frente, mas disfarçados; outros agem na retaguarda disfarçados pela omissão –  esses nada dizem, nada falam porque é melhor fingir indiferença.

O amigo internauta observe: são 9 deputados federais e três senadores, mas, até agora só o governador Téo Vilela e o deputado federal Benedito de Lira estão falando sobre o estaleiro.

Mas, duas andorinhas não fazem Verão. E, ainda mais, depois que chegou perto de 1 milhão de votos o Biu de Lira é o mais novo inimigo.

Triste Alagoas! Oh! Quão dessemelhante. Estas estou no nosso antigo Estado. Pobre te vejo assim...
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..