Cartilha de segurança comunitária é lançada no Quartel da PM

06/12/2010 14:39 - Polícia
Por Redação

A Polícia Militar de Alagoas e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania fizeram o lançamento de uma cartilha sobre segurança comunitária.

O material expõe de forma didática e interativa, por meio de uma história em quadrinhos, os principais problemas da comunidade no que diz respeito à segurança, bem como os procedimentos a serem seguidos pelos moradores na tentativa de solucionar problemas em parceria com policiais militares e guardas municipais da base comunitária instalada na área.

“A ideia é cada vez mais fazer uma polícia mais próxima da sociedade como forma de prevenir o cometimento de delitos e juntos, buscar soluções para as comunidades locais”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Dário Cesar. Ele também disse que um dos caminhos para aprimorar ainda mais a atividade de polícia comunitária é o incentivo à participação dos conselhos comunitários de segurança, que tem a participação direta de moradores.

“A cartilha tem uma linguagem simples e os números de telefones úteis podem ajudar muito o contato entre a comunidade e os órgãos estaduais”, destacou o líder comunitário do Benedito Bentes, Silvano Barbosa. Ainda, segundo ele, a sensação é de que realmente a paz voltou e a satisfação das pessoas é visível, pois agora todos se sentem mais seguros com a constante presença dos policiais.

O secretário municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro destacou a parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Maceió e o esforço dos policiais e guardas para promover a paz. “Este é um momento de desafio, onde a parceria entre os dois órgãos de segurança em prol de um mesmo fim se tornou algo primordial para o sucesso deste tipo de policiamento”, salientou.

Na primeira base de polícia comunitária instalada em Maceió, no conjunto Selma Bandeira, bairro do Benedito Bentes, o número de homicídios caiu drasticamente com a chegada da PM. Em um ano e quatro meses desde a implantação da base, somente quatro homicídios foram registrados. Antes, cerca de cinco homicídios eram cometidos por semana no conjunto. Nas bases comunitárias da cidade de União dos Palmares e dos conjuntos Osman Loureiro e Cidade Sorriso II, esta última em conjunto com a Guarda Municipal, o número de homicídios foi respectivamente, dois, um e zero.

As cartilhas serão distribuídas nas áreas onde estão instaladas as bases comunitárias. Até o final de dezembro deste ano, serão entregues as instalações físicas das bases dos conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro. Já as bases dos bairros do Vergel do Lago e do Jacintinho estão previstas para serem entregues até janeiro de 2011.

O evento de lançamento ocorreu nesta segunda-feira, dia 06, no pátio interno do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e contou também com a presença da secretária estadual de Direitos Humanos, da Mulher e da Cidadania, promotora Marluce Caldas, do vereador Marcelo Malta (representando a Câmara de Vereadores de Maceió), do chefe do Núcleo de Polícia Comunitária da PM, major Antônio Casado, do gerente de Polícia Comunitária da Secretaria de Defesa Social do Estado, major Fernando Pacheco, comandantes de unidades da Polícia Militar, chefes, diretores e integrantes dos setores administrativas da corporação, inspetores e agentes da Guarda Municipal de Maceió e líderes comunitários.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..