Poemas e poesias negras, de autores e autoras negr@s, ou de pessoas que escrevam sobre o tema. Esse é o contexto plural do I Festival das Palavras Pretas: Poesia com Cor e Identidade, que acontece amanhã, sexta-feira, 03 de dezembro, a partir das 19 horas, no Companhia da Lagosta.
O ministro da Igualdade Racial, Elói Ferreira participa do I Festival, tendo a companhia do embaixador da República de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira, a partir das 19 horas.
Segundo o ministro:”A proposta do I Festival das Palavras Pretas de reunir diversos segmentos sociais, com conceitos gestados em diferentes contextos sócio-culturais, muitos com a tônica do apartheid é uma proposta ousada, mas possível. Mostra o esforço de grupos e pessoas construindo um processo mais humano e sobretudo, poético da igualdade de direitos e oportunidades", afirma Elói Ferreira.
I Festival das Palavras Pretas: Poesia com Cor e Identidade é uma atividade leitora, que tem como objetivo despertar a curiosidade/conhecimento da sociedade na busca de ultrapassar as barreiras tradicionais da arte poética, levando em conta todas as muitas culturas e a preservação da identidade e raízes africanas.
Nas palavras do embaixador da República de Cabo Verde, Daniel Antonio Pereira:
O I Festival, na verdade, é um belo fórum para poetas, poetizas, gente que gosta de poesia independente da cor de pele, abarcando uma diversidade de formas poéticas e mediáticas. Uma combinação entre histórias, tradições, idioma, musicalidade, performance, som, poesia e sobretudo gente”.
Cinqüenta cópias de poemas negros ou sobre  atemática estarão espalhadas pelo salão da Companhia da Lagosta, ansiosos por serem apossados, lidos, explorados.
É a difusão da poética negra na terra de Palmares.
A música sonora da cantora Pauline Alencar, acompanhada do violão do Altair Roque transforma o I Festival das Palavras Pretas numa Conversa repleta de poesia sonora e de palavras faladas .
Feche por uns momentos sua agenda de compromissos inadiáveis e venha celebrar esse encontro de muitas gentes e outras culturas, compartilhando poesia nesse tempo tão árido de humanos com tempo para ser humano.
É uma viagem para ampliar nossos conhecimentos cotidianos.
A entrada é franca, mas para uma melhor acomodação faça reserva de mesa.
Ligue para a Michele e reserve a sua.
E até lá!
Afroabraços,
da Arísia Barros
Serviço:
Festival das Palavras Pretas: Poesias com Cor e Identidade
Local: Companhia da Lagosta
Rua: Dep. Luiz Gonzaga Coutinho, 86
(referência defronte a Choparia Alagoana)- Jatiúca
Reservas de mesa: Michelle Santos
Gerente de Operações
Companhia da Lagosta Maceió e Japaratinga
End.: Rua Deputado Luiz Gonzaga Coutinho, S/N, bairro Jatiúca
Fone: (82) 3357-6153 -(82) 3357-6153 / 9641-0509
Apareça!