Dia 03 de dezembro, às 15 horas o Projeto Raízes de Áfricas, através do mandato do deputado Judson Cabral homenageia 03 instituições que rompendo convenções burocraticamente institucionais, nos possibilitou, nos últimos 08 anos, construir estruturas de trabalho que contabilizam ganhos e tempos mais fartos de discussões, ações e as possibilidades de políticas públicas étnicas nas terras de Zumbi.
04 anos de investimento metódico que entabularam uma parceria para além das ideologias políticas.
A raiz das Áfricas nas terras dos quilombos floresce, porque foi adubada com o investimento e o olhar dos parceiros: Ministério da Igualdade Racial, Ministério de Educação, Embaixada da República de Cabo Verde
Mais do que autoridades de ministérios, são companheiros de jornada.
Todos homens que ressignificaram a saga das idas,vindas e acaso do Projeto Raízes de Áfricas, como representação do movimento negro alagoano.
E teremos uma menção especial ao renomado e consagrado ator, diretor, produtor e militante do movimento negro, Milton Gonçalves que investido da percepção da identidade negra ampliou o desempenho de muitos papéis que fez nas novelas. De sinhozinho a médico. Uma composição política do homem negro permeada com da visão da ascensão social.
Além das homenagens teremos as performances do bailarino afro, Miguel, a dança do Toré com indígenas da aldeia Xucuru-Kariri de Palmeira dos Índios/AL e o lançamento oficial do Calendário Afro-Pedagógico-2011, do Projeto Raízes de Áfricas.
O lançamento do calendário é uma ação em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, BRASKEM, Ministério da Igualdade Racial, o Ministério de Educação/SECAD, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e da Polícia Civil de Alagoas.
Venha buscar o seu!
Queria muito que você compartilhasse conosco a emoção desse momento.
E tem mais. Das 19 às 22 horas, na Companhia da Lagosta, na Jatiúca, teremos um espaço seleto para que gente especial como você possa encontrar muitas outras gentes para uma boa prosa, um bocadinho de boa música e um montão assim de poesia.
É o “Festival das Palavras Pretas: Poesias com Cor e Identidade”, um caminho alternativo que quebra a ditadura da literatura certinha, aquela adoçada com a mesmice dos padrões, meio que sem sal. São poesias e poemas que trazem como tema a arte do povo negro.
O Festival das Palavras Pretas quer revelar novas vozes poéticas.
O Festival das Palavras Pretas que te provocar. Uma provocação literária: Se você é poetiza ou poeta e escreve sobre a temática negra, venha juntar-se a nós e traga seus escritos.
Venha alimentar a alma com a catarse da palavra que desnuda a mesmice e se transforma em poesia/poema.
Às vezes esquecemos-nos de como coisas tão simples podem ser agradáveis.
Que tal quebrar os distanciamentos geográficos com interesses, afetos e palavras? Palavras que antes emudecidas assumem vozes. Vozes como a sua assumindo poesia.
É o dia da caça a palavra. Teremos poesias pretas impressas e espalhadas pelos cantos, recantos da Companhia da Lagosta.
Palavras impressas nas mesas, no chão, nas cadeiras.
Palavras em movimento.
Palavras sem vergonhas que chamem a atenção do público para um tipo de literatura que ainda vive a ditadura de padrões sociais pré-estabelecidos.
Eureka! Chegamos ao movimento cultural fundado nos anos 70, denominado de Poesia Marginal, como prática poética marcada pelo artesanal, por poetas e poetizas que queriam se expressar livremente em época de ditadura, possibilitando a reflexão sobre os significados sócio-culturais da ausência do envolvimento da literatura padrão com realidades cotidianas.
Venha essa é uma oportunidade de reinventar uma boa prosa para que vozes poéticas que são emudecidas, possam encher cantos, recantos, encantos com as mais saudáveis diferenças.
Agende-se e reserve sua mesa.
Até lá!
Serviço:
Outorga de Comendas
Dia: 03 de dezembro
Local: Assembléia Legislativa
Praça Dom Pedro II, S/N- Centro- Maceió-AL
Hora: 15 horas
Informações: (82)8815-5794
Serviço:
Festival das Palavras Pretas: Poesias com Cor e Identidade
Local: Companhia da Lagosta
Rua: Dep. Luiz Gonzaga Coutinho, 86
(referência defronte a Choparia Alagoana)- Jatiúca
Reservas de mesa: (82)3357-6153
Informações: (82)8815-5794
e-mail: raizesdeafricas@gmail.com