Piracicaba é um nome tupi-guarani e quer dizer “lugar onde o peixe pára.
Piracicaba é uma cidade do interior de São Paulo e em constante crescimento. Tem uma população de aproximadamente 370 mil habitantes.
O famoso Rio Piracicaba composição de Tião Carreiro,Piraci, Lourival Santos e eternizado na voz de Sérgio Reis é resultado da formação de dois outros rios Jaguari e Atibaia. É um dos grandes ícones da cidade.
O nome do Rio é uma das heranças indígenas do município piracicabano, entretanto não encontramos a “presença indígena” como registro de herança histórica humana ou “rito de passagem”.
Fez muito, muito calor nos últimos dias em Piracicaba e o vento que buliçoso ventou com trilha sonora e tudo, anunciava o derrame das águas da chuva.
O vento que ventou na tarde de sexta-feira na Rua do Porto, as margens do Rio em Piracicaba trazia a força gravitacional da natureza.
Na Rua do Porto, entorno do Rio Piracicaba, dá para acalmar o stress cotidiano no apreciar a beleza da simplicidade molhada dos caminhos atiçados pelo vento..
O vento que chegou de repente atraiu para sua órbita as saias de algumas mesas, deixando-as desnudas.
Chuva como uma passagem de tempo que se movimenta como a acordar estações.
Enquanto o vento exibia seu lado mais dançante fiquei parada em um lugar, entre o vento e a tempestade, contemplando o resultado das águas antes quietas do rio Piracicaba.
A Rua do Porto, símbolo desse povo é famosa pelas cores da sua natureza exuberante; árvores e aves e sabores aprimorados, portanto é fonte permanente de visitação de turistas. O cardápio de Piracicaba traz uma abundância e variedade de peixes.
Comemos um peixe chamado bonito, na calçada de um dos bares da Rua do Porto.
A Rua do Porto é um pano de fundo que conta a história de Piracicaba.
Nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2011, a cidade de Piracicaba será sede do II Ciclo Nacional de Conversas Negras: ‘Agosto Negro ou o que a História Oficial Ainda Não Conta”