Familiares de reeducados dos Presídios Baldomero Cavalcante e Ciridião Durval bloquearam, no começo da tarde desta quarta-feira (03), um trecho da BR-104, à altura do km 96.

De acordo com a Policia Rodoviária Federal (PRF), o motivo do protesto era a tentativa das esposas e mães dos detentos marcarem uma reunião com a Intendência Penitenciária (Igesp), por causa dos limites impostos à entrada de alimentos nas unidades prisionais.

A restrição ocorreu por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial, para melhorar a segurança no sistema penitenciário, já que os presos tinham liberdade para receber e cozinhar os alimentos na cela.

O tumulto causou congestionamento no trânsito da região. Os manifestantes deixaram os alimentos que seriam entregues aos presos, na pista. Cinco ônibus foram apedrejados, mas não houve feridos.

Cerca de 20 mulheres foram detidas, além de um menor. Eles foram levados para a Central de Polícia, no bairro Prado. O Conselho Tutelar também foi acionado.

Integrantes do Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar negociaram a liberação da rodovia com os manifestantes, mas eles não aceitaram se reunir com o major Lima, da Ouvidoria Penitenciária. Com a chegada da PRF a pista foi liberada.