PC regulariza e envia à Justiça 4.292 inquéritos policiais

26/10/2010 16:54 - Polícia
Por Redação

A Polícia Civil de Alagoas divulgou nesta terça-feira (26) relatório das atividades da Comissão Regularizadora de Inquéritos Policiais Pendentes que, durante um ano, regularizou 4.393 procedimentos policiais que estavam parados nas delegacias distritais e especializadas da Capital.

Designada pela Delegacia Geral da instituição, a comissão deu andamento legal a todos esses inquéritos pendentes, enviando 4.292 à Justiça. Alguns deles deverão retornar para a instrução procedimental e elaboração do relatório final.

Os inquéritos analisados são relativos ao período até 31 de dezembro de 2008.

De acordo com o presidente da comissão, Manoel Alves, durante a análise, foi verificada a ausência de alguns procedimentos essenciais para a conclusão dos inquéritos, tendo sido inclusive encontrados casos de crimes já prescritos. Em virtude disso, foram solicitados 1.277 exames de corpo de delito e igual número de exames periciais locais que serão anexados aos inquéritos.

O trabalho da comissão fez com que inquéritos que estavam parados há décadas, alguns deles de crimes ocorridos em 1988, tivessem prosseguimento, o que vai contribuir significativamente com as atividades que a Força Nacional de Polícia Judiciária vem realizar, em Alagoas, a partir do mês de novembro.

O delegado-geral da PC alagoana, Marcílio Barenco, disse que medidas já adotadas permitirão que os inquéritos policiais instaurados na Capital a partir de 2009 não sofram mais atrasos. “Determinei a realização de correições periódicas em todas as delegacias para verificar o andamento e regularidade dos procedimentos policiais. Somente este ano, já foram realizadas duas correições em cada delegacia”, completou.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..