PM participa de projeto para prevenir o glaucoma

14/10/2010 09:26 - Polícia
Por Redação
Image

Uma parceria entre a Polícia Militar de Alagoas, o Ministério da Saúde, o Instituto de Olhos de Maceió (IOM) e a Secretaria Municipal de Saúde realiza a partir de hoje o projeto de prevenção ao glaucoma. Até às 17 horas, um micro-ônibus estará no pátio externo do QCG, em frente ao Centro Hospitalar da PM, realizando alguns exames que podem sinalizar a doença.

O atendimento é gratuito e está disponível para policiais militares, seus familiares e comunidade em geral. Um dos primeiros a realizarem a consulta foi o sargento da PM José Francisco Filho, que trabalha na Diretoria de Saúde. Após o atendimento, realizado pelo oftalmologista Hélder Viana Santana, foi solicitado os exames de retinografia simples e campo visual, que devem confirmar ou não a suspeita da doença.

A coordenadora do SUS do Instituto de Olhos de Maceió, Carla Bárbara Beltrão, explicou que o projeto já percorreu outras instituições como a Santa Casa de Misericórdia de Maceió, o Corpo de Bombeiros e a empresa Cola-cola, além de algumas comunidades. “O projeto está crescendo e visa alcançar o maior número de pessoas”, ressaltou.

 

A coordenadora esclareceu ainda que sendo constatado algum caso de glaucoma, serão oferecidos os colírios e o tratamento adequado. No caso de constatação de outras doenças oftalmológicas, como a catarata e o pterígio (carne crescida), os pacientes também serão encaminhados ao IOM para realizar o tratamento, através do SUS.

 

A atendente de laboratório Ilza dos Santos, de 53 anos, mora em Marechal Deodoro e passou na manhã de hoje pelo quartel, quando soube do atendimento. “Ao saber que se tratava de um serviço de saúde, entrei na fila para me consultar também. Agora, vou passar essa informação para alguns parentes que já têm a doença para que eles venham também se consultar e adquirir os colírios para o tratamento”, disse.

 

De acordo com o diretor de Saúde da PM, que também é oftalmologista, a expectativa de atendimento é de 600 pessoas que passarão por uma triagem e nos casos em que for necessário, serão encaminhadas para o tratamento, ou se for o caso, cirurgias.

 

O atendimento ocorre hoje e amanhã das 8 às 17 horas. Já no sábado, os exames serão realizados das 8 às 14 horas. Para realizar a consulta, é necessário o documento de identidade e, para os que possuírem, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Poderão realizar o exame pessoas a partir dos 10 anos de idade.

 

 

Entenda a doença

 

O glaucoma é uma alteração em que a pressão do líquido que preenche o globo ocular está anormalmente aumentada, além do que o olho pode tolerar. Quando essa pressão, chamada tensão intra-ocular, é maior do que o normal, aumenta consideravelmente o risco de que ocasione danos aos olhos.

A doença é causada pelo acúmulo do líquido, chamado humor aquoso, que circula no interior do olho. Esse acúmulo se produz devido ao aumento da formação do líquido ou pela obstrução do conduto pelo qual normalmente esse líquido sai do olho. Desta forma, como continua sendo produzido o líquido, a pressão intra-ocular vai aumentando progressivamente.

 

O glaucoma é diagnosticado mediante um cuidadoso exame ocular realizado pelo oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão intra-ocular denominado Tonometria, e pelos exames de Fundoscopia, Campo Visual e estudo das papilas do nervo óptico.

 

O risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade. Geralmente ele se apresenta em pessoas com mais de 35 anos. Uma forma rara pode ocorrer em crianças pequenas que é o Glaucoma Congênito. As pessoas que têm maior risco de sofrer de glaucoma são as diabéticas e as com familiares portadores de glaucoma. Essas pessoas devem fazer exame ocular com regularidade.

Embora não se possa curar, na maioria dos casos, o glaucoma pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado. Se não for tratado adequadamente, ele pode provocar a cegueira.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..