O superintendente da Polícia Federal, Herbert Gasparini, disse que em Roraima existe suspeita de compra de votos e lavagem de dinheiro. "É interessante observar que um colégio eleitoral tão pequeno tenha uma quantidade de dinheiro tão grande sendo movimentado. Existe suspeita de compra de votos e lavagem de dinheiro", afirmou.
Gasparini disse que toda documentação referente ao dinheiro apreendido será analisado e entregue ao Ministério Publico. "O MP certamente vai ajuizar ação de abuso de poder político e econômico que possa resultar em cassação de mandato contra os envolvidos".
Dos crimes eleitorais ocorridos hoje houve a detenção da secretária de Bem Estar Social Maria Dantas, que saia com R$ 11 mil do comitê eleitoral da coligação União por Roraima, ligada ao governador Anchieta Júnior (PSDB) e ao senador tucano Romero Jucá líder do governo Lula.
"Esse dinheiro está apreendido e o TRE está analisando a legalidade da utilização. Estamos fazendo gestão para não devolução do dinheiro, pois não tem documentação que demonstre que este dinheiro esteja regular e existe indício de compra de votos. Nosso posicionamento é não devolver o dinheiro", explicou.