A tropa da Polícia Militar embarca amanhã, 1º de outubro, a partir das 7 horas, para os municípios do interior do Estado. Os policias viajarão já com os valores das diárias em conta.

A PM utilizará policiais militares do meio administrativo de todas as unidades, a exemplo do Quartel do Comando Geral. As férias dos policiais estão suspensas e para que houvesse um número ainda maior de efetivo, a concessão de licenças especiais também foi suspensa até o fim das eleições.

O retorno da tropa está programado para a próxima segunda, dia 04. Mas, segundo o comando da PM, caso haja necessidade de manter o efetivo em algumas cidades, os policiais deverão permanecer nos locais até que o clima de tranquilidade seja restabelecido.

A PM atuará com quatro modalidades de policiamento: a pé, motorizado, montado e aéreo, sendo esse último executado pelo Bope.

Efetivo

Ao todo, a PM empregará um efetivo de 7.479 policiais, sendo 4.075 na região metropolitana e 3.404 no interior de Alagoas. Neste ano, a região metropolitana e o município de Arapiraca também ganharão o reforço de recrutas do Curso de Formação de Praças. Eles estarão acompanhados de policiais experientes para o trabalho de guarda das urnas no dia anterior até a hora da votação.

Para uma melhor orientação da tropa, a corporação distribuirá 7 mil cartilhas com os procedimentos a serem adotados pelos policiais em situações de desacordo com a lei, além dos crimes eleitorais em que candidatos e eleitores possam ser enquadrados.