A Superintendência da Polícia Federal (PF) em Alagoas deslocou nesta terça-feira, 28, mais de uma centena de policiais federais para prevenir e reprimir a delinquencia no âmbito das Zonas Eleitorais existentes no Estado. Estes mais de 100 homens e mulheres são apenas o contingente extra que atuará de modo ostensivo, somando-se então aos demais policiais em atividade – velada – nos diversos municípios alagoanos desde março de 2010.

Visando garantir mobilidade e eficiência das ações policiais, estrategicamente a PF dividiu todo seu efetivo em núcleos de atuação, os quais exercerão suas atribuições a partir de 14 regiões que, somadas, totalizam os 102 municípios alagoanos. Haverá, portanto, uma base da PF nas seguintes cidades: Arapiraca, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Novo Lino, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, São Luis do Quitunde, Viçosa e União dos Palmares.

Em integração com a PF, a ordem no Pleito Eleitoral do corrente ano será assegurada com a presença de Policiais Rodoviários Federais, do Exército brasileiro e da Força Nacional – além dos cerca de 8.700 Policiais Estaduais. Desempenha assim a PF seu mister constitucional de Polícia Judiciária da União, ao racionalizar métodos e adotar critérios de interesse público na aplicação dos recursos materiais, financeiros e humanos que lhe são disponibilizados.