De acordo com o Sispol, sistema de informações que cataloga todos os procedimentos da instituição, a unidade policial com melhor desempenho, nos primeiros seis meses, deste ano, foi a 2ª Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher, que tem como titular a delegada Maria Angelita Romeiro de Lucena e realizou 364 procedimentos, sendo 264 inquéritos instaurados e 204 concluídos, além de lavrar 100 TCOs (Termo Circunstanciado de Ocorrência).

A elaboração do relatório de produtividade foi decidida em reunião do delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, com delegados metropolitanos, diretores e corregedores da instituição, em janeiro deste ano, e tem o objetivo de avaliar os resultados de cada uma das delegacias distritais e especializadas do Estado para melhorar a sistemática de trabalho.

Pelo relatório, a 1ª Delegacia de Defesa dos Direitos da Mulher que tem a delegada Paula Mercês como titular ficou em segundo lugar, com 182 inquéritos instaurados, no período; 185 concluídos, e 88 TCOs lavrados.

Em terceiro lugar, ficou o 1º Distrito de Polícia da Capital, comandado pelo delegado Alcides Andrade, que instaurou 164 inquéritos; concluiu 136 e lavrou 29 TCOs.

Outro destaque foi a Delegacia Especializada dos Crimes Contra a Criança e o Adolescente, dirigida pela delegada Bárbara Arraes, com 170 inquéritos instaurados, 80 concluídos e 60 TCOs lavrados.

Com 200 investigações sociais instauradas e 160 concluídas, a Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente também ganhou destaque. A especializada tem como titular a delegada Aureni Moreno.

Na Capital, tiveram produtividade destacada as seguintes delegacias: 2º DP – delegada Sheila Carvalho; 4º DP – delegado Robervaldo Davino; 6º DP – delegada Maria de Fátima Meneses; 9° DP – delegado Waldor Coimbra Lou; Delegacia de Acidentes de Trânsito – delegado Fernando Tenório, e Delegacia de Repressão ao Narcotráfico, que no período teve como titulares os delegados Ronilson Medeiros e Valdir Silva de Carvalho.

Na Grande Maceió, ganharam destaque no ranking, as delegacias de Marechal Deodoro, conduzida pelo delegado Flávio Saraiva, com 159 inquéritos instaurados, 105 concluídos e 53 TCOs lavrados, seguida pelas delegacias da Barra de São Miguel – delegada Kátia Emmanuelle, e do Pilar – delegado Isaías Rodrigues.

Entre as delegacias do interior, a distrital de Palmeira, que tem como titular o delegado Sílvio Costa de Lima, ficou na primeira colocação: 101 inquéritos instaurados e 102 concluídos. Em seguida vieram as delegacias do 52º e 54º DP de Arapiraca, dirigidos respectivamente pelos delegados Antônio Henrique Lopes de Farias/Valdeks Pereira e Gilson Rego; Penedo – delegado José Lindemberg; Matriz do Camaragibe – delegado Belmiro Cavalcante; São Sebastião – delegado Robério Athaíde, e Colônia de Leopoldina, Kézia Milka Lira.

De acordo com o que havia sido definido na reunião realizada em janeiro, como prêmio pelo excelente desempenho, a delegada Maria Angelita Lucena vai representar a Polícia Civil de Alagoas na 117ª Conferência Internacional da Associação dos Chefes de Polícia, entre os dias 23 e 27 de outubro próximo, na cidade de Orlando - Estados Unidos; e a delegada Paula Mercês da Silva participará de um evento interestadual, também representando a instituição.

O delegado-geral Marcílio Barenco adiantou que ofício já foi enviado ao governador Teotonio Vilela Filho para que seja publicado, no Diário Oficial do Estado, a portaria que permitirá à delegada Maria Angelita ausentar-se do país durante o período em que estará participando do encontro internacional.