A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (3) que quatro policiais militares e um PM que foi expulso da corporação estão entre as sete pessoas presas na Operação Fobos, feita desde o início da manhã desta sexta-feira (3). Eles são suspeitos de integrar uma milícia que atua no bairro de Austin, em Nova Iguaçu, e também no município de Queimados, na Baixada Fluminense.
Segundo a PF, a quadrilha tinha característica de atuar como um grupo de extermínio, já que muitos casos de homicídios foram constatados. De acordo com o delegado Alexandre Saraiva, os criminosos atuavam também como agiotas.
A polícia apreendeu durante a operação cheques que, somados, chegavam ao valor de R$ 264 mil. Outros 22 cheques assinados também foram encontrados. Uma pistola e três carros que seriam usados pela quadrilha foram apreendidos.
A investigação da PF começou em novembro de 2009, quando um homem foi morto, pois deixou de pagar uma dívida de R$ 300. Segundo a polícia, 80 agentes tentam cumprir os nove mandados de prisão e 17 mandados de busca e apreensão. As investigações vão continuar para que outras pessoas da quadrilha sejam presas.