(Atualizado às 7h40min)

Na noite desta terça-feira, 31, quando estiver sendo entrevistado no Conversa de Botequim pelo jornalista Plínio Lins, o governador Téo Vilela (PSDB), candidato à reeleição, esperava já estar sabendo do resultado do julgamento do recurso de Ronaldo Lessa no Tribunal Superior Eleitoral.

Mas, o recurso não entrou na pauta para ser votado nesta terça-feira e a expectativa é grande nos três lados; o julgamento de Lessa também interessa ao senador Fernando Collor (PTB) – que é outro candidato a governador. O julgamento pode ocorrer amanhã ou depois; nesta terça-feira o TSE julga o  caso do candidato a governador de Brasília, Joaquim Roriz.

Se o TSE mantiver a decisão que impugnou a candidatura de Lessa, o candidato a governador pelo PDT poderá insistir na candidatura – mas, amparado por uma liminar que o Supremo Tribunal Federal, sem dúvida, concederá.

Não é uma situação confortável. Convenhamos que não.

Na hipótese de se eleger governador tem duas possibilidades: 1) Lessa não chega a tomar posse. 2) Lessa toma posse com o fantasma da cassação em seguida, quando a sentença final for dada pelo Supremo – e isto, dizem os especialistas, pode durar um ano.

Pelos cálculos que fazem esses especialistas, na hipótese de Lessa se eleger, então lá para agosto de 2011 Alagoas teria um novo governador.

Só o portal G1 (Globo) deu o tratamento correto ao resultado da pesquisa do Ibope, quando afirmou que na eleição para o governo de Alagoas deu empate técnico entre os três candidatos. Se espichasse a matéria mais um pouco, o G1 também poderia dizer que dos três candidatos, só o Téo e o Lessa cresceram – e o Téo cresceu mais.

Embora a margem de erro na pesquisa do Ibope seja de 3 pontos para mais ou para menos, o correto é que  Lessa, Collor e Téo estão embolados; a eleição este ano será definida por um detalhe - e este detalhe pode ser o prefeito Cícero Almeida (PP).

Almeida tem interesse em 2014 e dos três candidatos, o único que não lhe fará sombra é o atual governador Téo Vilela – que não pode mais disputar o mesmo mandato.

Nesta terça-feira a eleição para governador se define e eu acho que se define logo no primeiro turno.

O que o amigo internauta acha?