A Secretaria da Defesa Social anunciou a aquisição de modernos equipamentos para exames periciais (balística e cadavérico) destinados ao trabalho do Centro de Perícias Forenses (CPFor). O anúncio foi feito pelo secretário Paulo Rubim durante abertura do seminário “As novas Tecnologias Balísticas e sua importância para a Investigação Criminal”, realizado nesta segunda-feira pela Apocal (Academia da Polícia Civil).
Os recursos tecnológicos que irão auxiliar a polícia na investigação criminal serão adquiridos por meio de cooperação com o Ministério da Justiça, que deverá entregar os novos equipamentos no prazo de 40 dias. “A contrapartida do governo é ter um local adequado para instalar os equipamentos”, disse o secretário.
“Temos que melhorar a responsabilidade da polícia de investigar crimes com mais eficiência, porque 90% das provas contidas no inquérito são coletadas pela perícia criminal”, ressaltou, acrescentando que muitos inquéritos são desqualificados pela Justiça por falta de provas técnicas.
Paulo Rubim garantiu que, até o final de sua gestão, pretende iniciar os projetos de reforma do prédio do Instituto de Criminalística e de construção da nova sede do IML (Instituto Médico Legal), além de investir na qualificação de policiais na área de investigação criminal.
Junto com o processo de qualificação, a Defesa Social também estuda aumentar o efetivo de agentes e delegados da Delegacia de Homicídios. Para o secretário, o combate à violência não se dará apenas pelo policiamento repressivo, mas também pela investigação criminal.
“Só iremos conseguir baixar os índices de homicídio com uma polícia equipada para fazer uma investigação bem feita para chegar aos autores de crimes e apresentá-los à Justiça, comentou, lembrando que “a justiça é feita quando a polícia age de forma ágil e eficiente, dando uma resposta à sociedade”, disse.
Eventos - Na programação da Apocal, estão confirmados para os dias 9 e 13 de setembro, respectivamente, um seminário sobre a “Atividade de Inteligência de Estado no Combate ao Crime Organizado” e palestra sobre a “Importância da Medicina Legal para a Investigação Criminal”.
Os eventos serão realizados no auditório da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e as inscrições gratuitas e podem ser feitas no próprio dia e local. Mais informações podem ser obtidas na Apocal ou pelo telefones 3315-8270/8833-8901.