Um homem foi preso nesta sexta-feira (13) na região do município de Foz do Iguaçu (PR) suspeito de usar documento falso a partir de uma certidão de nascimento encontrada no lixo. Em seu depoimento à polícia, Ênio Santos da Rocha, 46, disse que fez a carteira de identidade e outros documentos para abrir uma empresa e comprar uma carreta.
Rocha foi preso quando levava peças automotivas do Porto de Paranaguá para o Paraguai. Rocha contou na delegacia que era dono de uma empresa de reciclagem em Curitiba e que foi à falência.
"Para fugir dos credores, ele fez carteira de identidade e outros documentos a partir da certidão de nascimento encontrada no meio do material reciclado", disse o delegado Amarildo Antunes, que acompanhou a prisão.
Com os documentos falsos, Rocha abriu outra empresa e comprou a carreta. "Ele conduzia a carreta com os documentos pessoais, mas o documento do caminhão estava em nome da identidade falsa", disse Antunes.
A carga tinha documentação legal e foi transferida pela Receita Federal para outra carreta completar a viagem. Depois de descarregado, o caminhão foi apreendido como prova.