Um engenheiro, 32, foi preso e um cozinheiro, 31, indiciado, na manhã desta terça-feira (27), pela Polícia Federal em Alagoas, durante a Operação Tapete Persa. A ação foi deflagrada em 54 cidades em nove Estados e no Distrito Federal e visa combater crimes de pedofilia pela Internet.

De acordo com informações apuradas pelo CadaMinuto, na casa do engenheiro preso pela PF, localizada no bairro do Feitosa, os agentes encontraram um computador no qual continham fotos de menores que caracterizavam o crime de pedofilia. A máquina, CDs e pen drivers foram apreendidos.

Em relação ao cozinheiro foi comprovado que ele manteve um perfil um site de relacionamentos onde havia fotos de crianças também com indícios de pedofilia. Se for comprovado que ele enviou o material obtido nesses sites, poderá ser condenado de três a seis anos de reclusão.

"No computador do engenheiro, vimos vídeos com crianças e animais. Fiquei estarrecido diante das imagens. Eram crianças com média de idade de 4 anos", disse o delegado Políbio Brandão, durante coletiva realizada na sede da PF. O delegado Alexandre José de Mendonça também participou da entrevista.

A Operação foi deflagrada após investigação da Polícia Federal do Brasil em parceria com apoio da Interpol e da Polícia Criminal de Baden-Württenberg, da Alemanha. Foi constatado que pessoas acessavam conteúdos pornográficos com crianças e adolescentes e repassavam imagens obtidas nesses endereços eletrônicos. Uma ação semelhante foi realizada na Alemanha, em 2009, quando a Polícia desencadeou a Operação Perserttepich & Collection.

O nome da operação, o mesmo usado na Alemanha, faz referência a um vídeo apreendido pela Polícia, no qual uma criança aparece sendo abusada sexualmente, com um tapete persa ao fundo.

Brasil

Vinte pessoas foram presas durante a Operação Tapete Persa e 81 mandados de busca e apreensão foram cumpridos por mais de 400 agentes da PF. As prisões aconteceram em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Alagoas e no Distrito Federal.

Atualizado às 17h27.