Um dia depois do anúncio do ministro Nelson Jobim que todo o exército brasileiro estava disponível para ajudar as vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco, deu-se início a chegada do efetivo.
As Forças Armadas estão auxiliando na distribuição de alimentos, assim como as equipes médicas e de comunicação, que apoiam as equipes locais. Também estão sendo montadas barracas para abrigar as vítimas, além da instalação de dois módulos de hospitais de Campanha com locais ainda a serem definidos.
Além disso, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro disponibilizou na cidade alagoana de Santana do Mundaú, uma unidade de prontoatendimento hospitalar.
Especificamente na área da Saúde, foram disponibilizados 22 mil kits de saúde de primeiros socorros para Alagoas, e para Pernambuco, foram distribuídos 53 mil kits, o que será suficiente para o atendimento a 50 mil pessoas durante 30 dias. Os 22 kits disponibilizados para Alagoas estão em trânsito e devem chegar ao Estado em, no máximo, dois dias, segundo afirmou a secretária.
O Ministério da Justiça determinou ainda o envio de efetivo para garantir segurança à população com equipes dos estados do Maranhão e da Bahia, além de homens da Força Nacional e de bombeiros do Distrito Federal, que estarão distribuídos entre os dois Estados.
Os homens da Força Nacional trabalharão para evitar os saques que acontecem nas 29 cidades atingidas.
A Marinha está apoiando com o envio de barcos e helicópteros e a Aeronáutica, que não está mais no resgate aéreo, garante o transporte de pessoal e de mantimentos.