Mesmo sem partir para o ataque, o governador de Minas e candidato à reeleição pelo PSDB, Antonio Anastasia, desafiou seus opositores a mostrarem suas propostas de governo. Durante inauguração de obras viárias na capital mineira, nesta segunda-feira (21), o tucano disse que não responderia às críticas feitas pelo ex-ministro Patrus Ananias (PT), principalmente sobre investimentos sociais da gestão tucana. Mas retrucou: "eu quero ver as propostas, não vamos responder. Eu quero ver propostas, programas e o desafio de fazer mais do que foi feito em Minas ao longo desses últimos oito anos no campo social, da educação, da saúde, da segurança. E eu acho que vai ser difícil para eles", desafiou.
No último domingo (20), durante o encontro estadual do PT, preparado para ungir o ex-ministro Hélio Costa (PMDB) candidato a governador pela aliança PMDB-PT-PCdoB, as críticas aos tucanos foram recorrentes. No evento, realizado em Contagem, lideranças peemedebistas e petistas, entre elas, Patrus, endureceram o discurso e reafirmaram que Minas carece de uma política social mais aprofundada.
Dirigentes aproveitaram para alfinetar o governo Anastasia - e, principalmente, os sete anos de governo Aécio Neves. A política de Ensino da gestão Aécio foi o alvo preferido, e será levada ao palanque da aliança que apoia Hélio Costa.
Conselho político
Para preparar a estratégia de início de campanha foi criado o conselho político entre partidos que apóiam o tucano. Entre eles estão DEM, PPS, PSB, PTB, PP e algumas lideranças do PR, que até esta segunda-feira ainda defendiam apoio ao nome do PSDB. O encontro também discutiu a formação de chapas proporcionais.
Como conta com mais de dez partidos - vários nanicos estão atrelados à campanha de Anastasia - a aliança terá como obstáculo justamente assentar no mesmo grupo interesses e "faturas" diversos. O receio, segundo o presidente do PSDB mineiro, deputado Nárcio Rodrigues, é que a base acabe sob risco de divisão em função de seu próprio tamanho.
As decisões finais sobre a divisão dos partidos na disputa à Câmara Federal, Assembléia e Senado - além do anúncio do vice de Anastasia - serão tomadas até domingo, quando acontece a convenção estadual do PSDB, em Belo Horizonte.