A Polícia Civil de Alagoas apreendeu uma carga de 72 mil litros de álcool, no bairro de Santa Amélia, em Maceió. A carga estava em Alagoas desde o dia 28, transportada, ilegalmente, em um veículo ‘trem’ – popularmente conhecido como ‘treminhão’ – e uma carreta, originárias de Minas Gerais.
De acordo com o delegado Nilson Alcântara, da Delegacia Especializada nos Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública, a interceptação aconteceu depois de três dias de campana. “Não foi fácil. Só conseguimos interceptar a carga no terceiro dia”, declarou. A carga estava nas proximidades de um galpão, onde, só de lá o álcool seria distribuído.
Até agora, apenas os motoristas dos veículos estão detidos e sendo levados para a Delegacia Tributária, onde deverão prestar os primeiros esclarecimentos. “Em casos como estes, não podemos falar de flagrante. A tramitação do crime é diferente: é tributária. Assim, aguardamos a posição da Secretaria da Fazenda, mais exatamente do Fisco, para tomar as medidas cabíveis”, adiantou o delegado.
Os motoristas argumentaram que a carga tinha como destino final uma fábrica de vinagre no maranhão. “Aqui, a carga era distribuída em carros pequenos, de 15 a 20 mil litros, para o destino final”, assegurou Alcântara. A delegacia alerta que todo combustível só é considerado legal quando são das distribuidoras, no porto da capital alagoana.