Durante reunião realizada na tarde desta quinta feira, 27, em seu gabinete, o secretário de Defesa Social Paulo Rubim assinou portaria que regulamenta os Conselhos Comunitários de Defesa Social e constitui o grupo de trabalho de Gestão Integrada de Polícia Comunitária. O evento contou com a participação de representantes de secretarias estaduais e da sociedade civil organizada.


O regulamento foi fruto de um trabalho realizado, durante um mês de discussão, por representantes das secretarias de Saúde, Educação, Planejamento, da Paz, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e por lideranças comunitárias dos bairros do Vergel, complexo Benedito Bentes, Tabuleiro Novo, Santo Dumont, Ponta Grossa, Bebedouro, Feitosa, Vilage Campestre, entre outros.


O secretário Paulo Rubim anunciou a aquisição de 04 veículos novos para dar apoio ao trabalho do policiamento comunitário e a construção, em breve, de mais três bases comunitárias em Maceió. “Estamos aguardando apenas a finalização do processo licitatório para o início das obras”, afirmou. Rubim garantiu ainda que já autorizou o repasse de R$ 700 mil reais para a compra de computadores, mesas, cadeiras, ar condicionado para estruturação das bases comunitárias.


“A assinatura do regulamento significa um passo importante para o papel da gestão integrada de polícia comunitária”, comemorou Antonio Sabino, da Federação das Associações de Moradores e entidades Comunitárias de Alagoas. Segundo ele, esta é a primeira vez na história de Alagoas que o regulamento conta com a participação popular, por meio das associações de moradores.


De acordo com o gerente do Núcleo de Polícia Comunitária da Secretaria da Defesa Social, major Pacheco, o ato assinado pelo secretário Paulo Rubim é um fato inédito para Alagoas. “Todos os estados brasileiros já dispõe dos seus conselhos, só faltava Alagoas”.


De acordo com a Portaria, o grupo de trabalho vai assessorar o núcleo de polícia comunitária na articulação das comunidades, implantação e implementação dos Conselhos Comunitários de Defesa Social de Alagoas.