Nesta quarta-feira (26), os policiais civis voltarão a realizar ato público de protesto, na Central de Polícia, a partir das 8 horas. A manifestação faz parte da mobilização nacional, convocada pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), para pressionar os deputados a aprovarem o substitutivo global aglutinativo das PECs 300/2008 e 446/2009, que trata da implantação do piso nacional para policiais Civis, Militares e do Corpo de Bombeiros. A proposta prevê a complementação salarial por parte do governo federal.
Durante o ato público, os policias civis acompanharão a tramitação do substitutivo global aglutinativo das PEC 300/2008 e 446/2009, que já se encontra na ordem do dia para votação. O Colégio dos Líderes da Câmara Federal quer a subtração do último parágrafo da proposição que trata do valor do piso. Um acordo está sendo debatido entre as lideranças das polícias e os parlamentares para que a matéria seja aprovada em segundo turno e encaminhada ao Senado.
Em Alagoas, os policiais civis também farão protesto contra a centralização dos trabalhos das polícias em um único local e contra a escala de expediente. “Com a Central de Polícia, a categoria trabalha das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas nas delegacias e distritais de Maceió. Após esse horário, a população tem que se deslocar do seu bairro até a Central, na Praia do Sobral, em local de difícil acesso. Com essa política, a maioria dos policiais civis está impedida de trabalhar, pois após esse horário, há a maior incidência da criminalidade. E para que a Central funcione, três delegacias deixam de funcionar em suas localidades para se deslocarem à Praia do Sobral, o que prejudica a população local”, revela o vice-presidente do Sindpol, Josimar Melo.
Para os policiais acompanharem a votação da proposta, haverá café da manhã e feijoada na Central de Polícia.

ponta verde