A investigação permanece em sigilo, mas os promotores do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) e da Promotoria de Execuções Penais não têm dúvida que a prisão do empresário Daniel Victor Timóteo Bastos será fundamental para que vários assaltos realizados em Alagoas e outros Estados sejam resolvidos.
A ligação de Daniel Bastos, seu funcionário Julio Coimbra e a do servidor da Intendência Penitenciária, Alberto Alves de Moraes, com o PCC (Primeiro Comando da Capital), pode ser o primeiro passo para que se desvende quem banca a logística de assaltos que renderam milhões de reais aos integrantes dessas quadrilhas. Julio e Alberto foram presos numa operação realizada na semana passada.
Daniel Bastos freqüenta as altas rodas políticas de Alagoas. Foi assessor de um vereador por Maceió e é casado com a ex-esposa de um deputado. Ele tem uma cobertura num prédio de luxo na Ponta Verde e uma casa de praia em Ipioca, onde foram encontrados coletes a prova de bala e munições calibre 44, de uso restrito das Forças Armadas.
A fuga de Daniel Bastos está sendo tratada como alvo de vazamento na operação, o que irritou profundamente os promotores envolvidos no caso. As armas encontradas na casa do funcionário da Intendência Penitenciária são ‘velhas conhecidas’ de outras ações criminosas. Na casa dele foram apreendidas três escopetas calibre 12, sendo uma Benelli semi-automática, importada da Itália, além de uma metralhadora 9mm, um rifle 22 e munições.
Tanto o Gecoc como a 17 ° Vara e o serviço de inteligência da Policia Civil sabem que, para se fazer a logística dos grandes assaltos realizados no Estado, é necessário organização e, sobretudo, dinheiro.
Sabe-se, também, que os executores desses assaltos mudam de uma ação para a outra e que não só os bancos, mas grandes empresas, que às vezes não têm a intenção de divulgar os assaltos, estão sendo vítimas do grupo.
“A prisão do Daniel Bastos pode desencadear um efeito dominó e, junto com ele, vários nomes podem cair”, definiu uma fonte ouvida pelo CADA MINUTO.

ponta verde