Nesta quinta-feira (20), após três dias de intensa programação, foi concluído no auditório do Hotel Enseada, o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

O curso teve inicio com as palestras do assessor da Controladoria Geral da União (CGU), Felipe Dantas de Araújo discutindo sobre aspectos jurídicos penais da corrupção e enriquecimento ilícito.

 

Já no período da tarde, o tema abordado pelo Delegado Federal, Mauricio Coelho, foi narcotráfico. Ele falou sobre importância em manter uma linha de trabalho que investigue não só a materialidade dos crimes de narcotráfico, mas também investigações sobre circulação de lucros ilícitos proveniente deste tipo de crime. “Não adianta apreender a droga sem derrubar o traficante, é preciso levantar todo tipo de informação sobre bens, valores e movimentações financeiras dos suspeitos” explicou.

 

Dando prosseguimento, foi realizada por Wladimir Azevedo Caetano, coordenador de Exame de Contas Eleitorais Partidárias, a palestra Financiamento de Campanhas Eleitorais. Ele salientou a importância em haver uma efetiva troca de informações entre Policia Civil, Banco Central e Receita Federal para fins de fiscalização de recursos eleitorais.

 

“A Policia Civil de Alagoas ganhou muito”, esta foi a conclusão do delegado de Policia Civil da Paraíba, Gleberson Fernandes, que veio a Maceió participar desta capacitação. Ele afirma que é necessário que as polícias busquem uma integração. “Estamos sempre em contato com a Apocal, já ministrei alguns cursos e desta vez pude participar em busca de uma troca de experiências com os colegas da área” disse.