Leonor Araújo, coordenadora geral de diversidade do MEC/SECAD, representantes das regiões Norte e Nordeste dos fóruns permanentes de educação e diversidade étnico-racial e convidados participaram do encerramento nesta sexta-feira (7), em Maceió (AL),do Seminário de Qualificação dos Fóruns de Educação e Diversidade Étnico-Racial com um balanço extremamente afirmativo.
Durante dois dias foram discutidos diversos temas como a oficina de elaboração de projetos, ministrada por Verônica Maia, da SEPPIR.
Verônica trabalhou os aspectos teóricos e metodológicos da elaboração de projetos educacionais: Projeto Básico (objetivo geral, objetivos específicos, justificativa, contextualização, metas físicas, metas financeiras); SAPENET, Plano de Trabalho, Termo de Cooperação, Termo de Referência, Planilha Orçamentária.
A oficina ministrada por Valter Silvério e o professor Amilton do Fórum do Pará trouxe como tema material didático e sua adequação didático-pedagógico às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.
A convite do MEC/SECAD ministramos a palestra sobre Parcerias e Estratégias de Divulgação.
O Seminário promoveu na terra de Palmares, uma agenda político-institucional com a elaboração de propostas que tragam como perspectiva em curto prazo a mobilidade institucional dos estados para a implementação da Lei Federal nº 10.639/03.
Promovido pela Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade/SECAD/MEC em parceria com outras instituições, dentre elas a Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR,o seminário contou em sua abertura 06, com a presença dos gestores da pasta da educação estadual, do município de Maceió e município de Viçosa.