A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) nomeou na manhã desta sexta-feira, 09, Luciano Gonçalves Neto, para assumir o cargo de gerente geral da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira e Carlos André Cavalcante para gerente de disciplina, ambos agentes penitenciários concursados. Com essa medida 100% das unidades prisionais passam a ser dirigidas por agentes penitenciários concursados.

Com o propósito de valorizar a categoria de agentes penitenciários, o intendente geral do sistema penitenciário busca, desde a sua nomeação, passar a gerência geral, administrativa e disciplinar dos presídios alagoanos para agentes concursados. “Desde quando chegamos aqui presenciamos quão qualificados eram todos os classificados no concurso público, o nível de qualificação é muito alto e foi isso que nos chamou atenção”, elogiou Dário Cesar, intendente geral.

Sendo uma atitude tomada em outras unidades, a experiência tem dado certo e apresenta resultado satisfatório. Porém, uma unidade ainda faltava fazer parte desta realidade. “O Baldomero Cavalcanti é o nosso maior presídio e, por isso, precisa de um maior cuidado, a então direção vinha fazendo isso e conseguiu organizar a casa deixando-a em condição de ser assumida por um servidor da instituição. Por isso, chegou a vez de darmos a mais um agente a oportunidade de gerir essa unidade prisional,” explicou Dário.

Em quase 8 meses de atuação as mudanças foram feitas de forma natural, aos poucos cada unidade foi ganhando gerentes novos e com capacidade para tal. “Tenho certeza de estar tomando a atitude correta, desde o início a nossa meta foi prestigiar uma classe tão qualificada e isso foi feito de forma paulatina, finalizando agora com o Baldomero. Além disso, tenho plena convicção de todas as escolhas, pois confio e conheço a capacidade e o trabalho de cada um” lembrou o intendente.

“Não vemos nenhuma restrição em colocar nas mãos dos agentes a responsabilidade de gerir um presídio. Estamos proporcionando a eles a oportunidade de dirigir o destino das unidades prisionais, fazendo jus ao concurso prestado no ano de 2006”, declarou Dário Cesar, lembrando que o trabalho realizado nos outros presídios vem sendo tratado com muita seriedade e resultados.

Na Casa de Detenção de Maceió, no Presídio de Segurança Média de Maceió Professor Cyridião Durval e Silva, no Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy, na Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira, o Presídio de Segurança Média de Arapiraca Desembargador Luiz de Oliveira Souza e, por fim, no Estabelecimento Prisional Santa Luzia; as gerências são ocupadas por agentes penitenciários concursados que assumem a gerência geral, administrativa e disciplinar de cada unidade.

 

Prontuários

Buscando sempre melhorar e aprimorar os trabalhos de cada unidade prisional, a Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp), adquiriu máquinas digitais – uma para cada presídio, incluindo a Diretoria de Unidades Prisionais(DUP) – que vão colaborar com o trabalho do setor de prontuários daquelas unidades.

A partir de agora cada prontuário será atualizado com as fotos dos presos, dos já existentes e de cada um que passa a fazer parte da população carcerária. Outra novidade é que a foto de cada preso, e todas as informações do prontuário, será atualizada semestralmente. Visto que essa ação é essencial para o reconhecimento do mesmo. “As mudanças são naturais e a foto de quando cada preso chega, nem sempre demonstrava a aparência atual dele. Alguns que eram magros, já estavam gordos e vice versa. Outros adquiriam tatuagens ou outras marcas, para tanto se faz necessário a atualização de todos os dados,” declarou Neyvaldo Amorim, diretor da DUP.