A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta sexta-feira (27), um homem suspeito de desviar equipamentos da rede ferroviária federal para uma empresa privada, em Itapetininga (SP). Ele também é suspeito de ameaçar uma testemunha do processo.
O mandado de prisão preventiva foi emitido pela Justiça federal. O técnico de manutenção foi acompanhado pelos policiais até o local onde trabalha, na América Latina Logística (ALL). Preso, ele disse que as denúncias contra ele não são verdadeiras.
Na empresa, a polícia fez uma busca dos prováveis equipamentos que teriam sido desviados da rede ferroviária federal. Como máquinas e uma ponte rolante.
Em quatro anos, foram registrados flagrantes de destruição do patrimônio ferroviário de cinco cidades da malha paulista. Em 2008, foram apreendidas toneladas de ferro, cobre, aço e sucatas de alto valor econômico em várias empresas. Até um vagão de passageiros, feito de aço inox, estava neste ferro-velho em Piracicaba. Em 2009, também na cidade, 185 eixos de trilho e 104 rodas de trem estavam armazenados dentro de galpões.
O funcionário detido foi encaminhado à delegacia da Polícia Federal de Piracicaba.