O secretário de Estado da Defesa Social, Paulo Rubim, completa neste sábado (27), dois anos de gestão à frente da pasta, compartilhando com a sociedade os avanços conquistados na área de segurança pública. Para marcar a data, será realizada nesta quinta-feira (25), às 9h, no auditório da secretaria, uma solenidade comemorativa com entrega de placas em homenagem a diversas autoridades que vêm contribuindo com o governo alagoano para a melhoria da segurança.

Dentro da programação estabelecida pela cúpula da Defesa Social, na quinta-feira, às 14h, no auditório da Seds, acontece a reunião com a participação de todos os gestores da segurança pública para discutir e formular o Planejamento Estratégico para o ano de 2010.

Nesses dois anos à frente da pasta, o secretário procurou dinamizar a área administrativa da Defesa Social, conseguindo implementar diversos projetos e convênios com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). A palavra de ordem era trabalhar para não perder mais nenhum recurso federal diante da situação da segurança pública.

Graças ao trabalho desenvolvido, Alagoas recebeu os recursos necessários para investir inicialmente na aquisição de viaturas e equipamentos policiais para o combate à criminalidade. Até janeiro deste ano, o governo recebeu 221 veículos e 16 motos. Atualmente, cerca de 120 veículos — do total de 161 já licitados — e 34 motos estão sendo preparados para integrar a frota policial.

“Do ponto de vista de gestão administrativa tivemos que arrumar todos os setores da Defesa Social, até porque todos eles dependem dos projetos e convênios com o governo Federal. E graças ao trabalho desenvolvido, conseguimos avançar nessa área, trazendo diversos investimentos para a segurança pública do Estado”, ressaltou.

Paulo Rubim também lembrou das mudanças feitas nas cúpulas das polícias Civil e Militar e do Sistema Penitenciário, que tiveram o objetivo de dar um novo perfil operacional ao comando da segurança pública. “Tivemos que dar uma arrumada na casa para dinamizar o nosso trabalho à frente da Defesa Social”, disse.

Além da aquisição de veículos e equipamentos policiais, o secretário relaciona outros investimentos, como a reforma de delegacias de todo o Estado, modernização do Ciods (Centro de Informações Operacionais) e a criação da Central de Polícia em Arapiraca e em Maceió, melhorando o atendimento à população.