Como promover a liberdade sem igualdade?
Liberdade sem igualdade é sinônimo de desigualdade. Desigualdade rima com exclusão. Exclusão é a promotora da paralisia e incorpora o silêncio da consciência social. Paralisia é imobilidade humana. Imobilidade humana é deficiência no princípio de igualdade.
Em 1960 o exército da cidade de Johanesburgo, capital da África do Sul, executou no bairro de Shaperville, sessenta e nove, dos vinte mil negros que lutavam pela essência particular do ser livre, o direito de ir e vir.
69 negros foram assassinados e mais 186 outros ficaram feridos. Homens negros que lutavam pela independência de ser simplesmente humanos, na revolucionária insubordinação à submissão escravagista.
Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Segundo o artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra”.
No Brasil o 21 de março ainda convive com o racismo colonizador que aprisiona a idéia da identidade étnica que cruza com a questão da decomposição da igualdade para a partilha das diferenças.Se o Estado brasileiro fosse guiado pela política da promoção do bem comum legitimaria um padrão de justiça social.
A liberdade e a igualdade quando somadas geram equidade. Uma fórmula simples assim.
Como promover a igualdade racial se no Brasil a essência da liberdade é estrangulada pela estruturação social na perspectiva racista?
Qual o significado do 21 de março para um povo que após 122 anos de abolição ainda vive sub-representada na estrutura sócio-político do Estado brasileiro?

Raízes da África