A Polícia Federal desencadeou na manhã de hoje (11) a Operação Chama Azul, contra a prática de cartel na venda de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o gás de cozinha. A operação envolve 160 agentes e 13 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Na operação estão sendo cumpridas 42 ordens judiciais expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Campina Grande (PB) nos estados da Paraíba, de Pernambuco, do Ceará, da Bahia e de São Paulo, sendo 14 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão. Só na Paraíba serão cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão nas cidades de João Pessoa e Campina Grande.
Os envolvidos são acusados de aplicar um esquema de combinação de preços e reserva de mercado em Campina Grande, que envolve distribuidoras e revendedoras de GLP. Os crimes são de formação de cartel, crime contra a ordem econômica e formação de quadrilha.
O material apreendido e o relatório final da Polícia Federal será encaminhado ao Ministério Público do Estado da Paraíba.