Em 2008 a Fundação Kellogg iniciou o Programa de Equidade Racial e Inclusão Social no Nordeste com o propósito de construir um mecanismo de sustentabilidade da causa. Para a implantação da programação foi desenhado um modelo que articula diferentes ações em três fases como estratégia de mudança.
No final de 2009 várias metas da primeira etapa da programação foram alcançadas: o mapeamento realizado pelo CEAFRO, o desenvolvimento de idéias por meio de contatos reuniões, seminários e articulações com outros doadores, apoio a projetos estratégicos, elaboração de um programa de capacitação/formação de lideranças e fortalecimento de organizações do movimento negro. Todos estes processos desencadearam novos processos de continuidade.
Um dos objetivos mais importantes desta fase foi o de iniciar a criação de uma ambiência para a construção do novo mecanismo. Neste período foi constituído o Comitê Programático com o papel de assessorar a programação e a responsabilidade de construir o novo mecanismo reunindo e agregando todas as contribuições geradas no processo de desenvolvimento de idéias, do qual o mapeamento ocupa lugar central; o Comitê Financeiro responsável pelo aspecto financeiro da constituição do mecanismo, no âmbito da FUNDEP, também já esta em funcionamento.
O CEAFRO foi a instituição responsável por realizar em 2009 o mapeamento de organizações, lideranças, políticas e iniciativas no campo da equidade racial nos nove estados do Nordeste. A pesquisa utilizou de uma metodologia participativa contribuindo para comunicar a proposta da Fundação e realizar o mapeamento para orientar a programação e a construção do NOVO MECANISMO. Um dos compromissos assumidos durante o mapeamento foi a devolutiva dos dados e a informação dos avanços da programação.
Para dar os passos que devem articular a primeira fase da programação com as fases seguintes e atender os compromissos assumidos durante o mapeamento, estamos organizando uma série de reuniões, em cada um dos Estados do Nordeste.
No estado de Alagoas, o Projeto Raízes de Áfricas, sob a coordenação da professora Arísia Barros é o articulador/responsável para promover a mobilização de lideranças, organizações do movimento negro e sociedade civil em todas as fases do processo.
No Estado de Alagoas os trabalhos serão desenvolvidos na programação do II Encontro Etnicidades Nordeste: Promoção da Igualdade Racial em Alagoas: Teoria e Prática, sob a coordenação do Projeto Raízes de Áfricas.
Aos participantes será entregue um CD com o relatório do Estado e o Relatório geral do CEAFRO.

Serviço: I

I Encontro Etnicidades Nordeste: ‘Promoção da Igualdade Racial, em Alagoas: Teoria e Prática”
Dia: 13 de março 2010
Local: Auditório Antônio Cansanção -Federação das Indústrias do Estado de Alagoas- Av. Fernandes Lima, 385-Farol( a confirmar)
Informações e Inscrições: 8827-3656/8815-5794
Será servido almoço aos participantes
Inscrições limitadas. Não haverá inscrições no dia do II Encontro.