O Instituto Médico Legal (IML) deverá reforçar a sua frota com mais sete viaturas destinadas exclusivamente ao transporte de corpos. A proposta foi encaminhada pela Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) ao Conselho Estadual de Segurança Pública, que referendou a utilização dos recursos do Fundo de Segurança Pública para a aquisição dos veículos.
“A proposta já está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que deverá autorizar a licitação para a compra das sete viaturas”, afirmou o diretor do IML, Kleber Santana. Segundo ele, atualmente o órgão emprega no serviço de transporte de cadáveres três veículos na capital e mais um em Arapiraca.
As novas viaturas serão de modelo diferente aos conhecidos “rabecões”, que passarão a fazer o transporte de corpos em locais mais distantes da capital e de difícil acesso. Os veículos licitados serão de modelo com baixo custo de manutenção, devendo ser utilizados na região metropolitana de Maceió.
Outro projeto que será apreciado pelo Conselho de Segurança Pública é a compra de uma nova câmara frigorífica. De acordo com Kleber Santana, o equipamento custa cerca de R$ 70 mil e também será adquirido com recursos do fundo estadual. “Já encaminhamos o orçamento para a Seds, que já garantiu mais esse investimento para o IML”, disse.
Prioridades
O secretário da Defesa Social, Paulo Rubim, definiu que os recursos do Fuesp serão investidos nas áreas mais necessárias da segurança pública, com prioridade para a compra de viaturas para o IML. Atualmente, o fundo possui cerca de R$ 2 milhões, provenientes de repasses do Detran.
Como gestor dos recursos, Rubim pretende dar maior transparência na aplicação do dinheiro e discutir as prioridades com o Conselho de Segurança. “Temos que atender à sociedade no que ela precisa com mais urgência”, disse o secretário, ressaltando que, além da compra de mais rabecões para o transporte de cadáveres, a prioridade é também a reforma de delegacias de todo o Estado.