Quatros homens integrantes da Reserva Técnica da Polícia Militar denunciaram ao portal CadaMinuto que sofreram na noite desta sexta-feira (19) uma tentativa de homicídio. As vítimas afirmam que os disparos foram efetuados por policiais militares que invadiram uma ‘boca de fumo’ no bairro do Poço, em Maceió.
De acordo com uma das vítimas, que prefere não se identificar temendo represálias, o grupo conversava em frente ao Edifício Santa Lourdes, nas imediações da Avenida Brasil, quando foram surpreendidos pelos disparos. "Dois homens, a cerca de 100 metros da gente, se aproximaram. Um deles ficou dando cobertura, enquanto o outro começou a atirar contra nós. A sorte é que entramos no prédio, colocamos o cadeado e conseguimos escapar", disse.
Após efetuar os disparos, o suposto militar seguiu para a residência onde funcionava a boca de fumo, que segundo uma das vítimas, ficava a uns 300 metros de onde estavam. "Não tinha como eles acharem que nós erámos os bandidos. Estavamos conversando, na porta de casa, e ele já chegou atirando, sem ao menos perguntar nada. A residência onde estavam os bandidos ficavam muito distante do lugar onde estávamos. Não somos bandidos, e sim homens de família".
Questionado sobre a certeza de o autor dos disparos era um policial, a vítima informou que não há dúvidas. "Minutos depois do ocorrido, fomos até o local. Encontramos várias viaturas, policiais e conseguimos identificar o policial. Ele não usava a farda. Estava a paisana. Quando me aproximou e perguntei o porque dele ter atirado, o militar não nos disse absolutamente nada".
A reportagem do CadaMinuto tentou contato com a guarnição da Radiopatrulha, responsável pela operação. Uma policial atendeu a ligação, mas informou que a equipe que realizou as prisões já havia sido substituída por outra. A policial pediu que entrassem em contato, em instantes, pois iria repassar o número da militar que comandou a equipe. A reportagem tentou novamente contato, mas a RP não atendeu as ligações.
Boca de Fumo
Um revólver calibre 38, com munições intactas e 52 pedrinhas de crack foram apreendidos numa \'boca de fumo\', localizada num trecho da Avenida Brasil, no bairro do Poço. Duas pessoas foram detidas.
Houve troca de tiros e Kalew Handeson Araújo dos Santos acabou ferido com um tiro na perna. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). O outro detido foi identificado como Breno Lins de Oliveira.
Esclarecimento
O representante da Comissão do Movimento da Reserva Técnica, Erinaldo Albino, em contato com o CadaMinuto, esclareceu os pessoas envolvidas neste episódio apenas um fazia parte do movimento, mas foi afastado recentemente por problemas psicológicos, e outros três são irmãos do ex-integrante do movimento da reserva técnica.
Erinaldo afirmou ainda que as quatros pessoas estavam em frente a sua residência, que fica a poucos metros da boca de fumo. “Ele não faz mais parte do movimento da reserva técnica, devido algumas atitudes que não condizia com a linha de raciocínio do movimento. Ele está na lista dos aprovados, mas não no movimento”, assegurou Erinaldo.
Na próxima segunda-feira, segundo Erinaldo, o movimento vai voltar a se reunir com representantes do governo do estado para discutir sobre a convocação dos aprovados.