A Cúpula da Segurança Pública de Alagoas apresentou na manhã desta quinta-feira (18), durante coletiva à imprensa na sede da Secretaria de Defesa Social, os dados oficiais das ocorrências em todo o estado durante o período do Carnaval.
Segundo o diretor-ajunto da Polícia Civil, José Edson, neste ano pode-se dizer que ocorreu um “empate técnico” com relação aos números de homicídios ocorridos no ano de 2009. Em todo o estado 29 foram registrados, tento em vista que alguns não tiveram relação com o período carnavalesco.
Ainda conforme José Edson, as melhorias de serviços na segurança do estado proporcionaram um aumento de mais 200% na instalação de inquéritos, entre eles Maria da Penha, que teve um aumento significativo em torno de 10%, Furto, Lesão Corporal e outros.
De acordo com o relatório da Polícia Militar, o sábado de carnaval foi o dia em que teve o maior número de pessoas apreendidas, chegando a um total de 130. Ao todo foram registradas 359 ocorrências, sendo que as ocorrências de rixas e a via de fato bateram recorde no comparativo da PM.
O Secretário de Defesa Social, Paulo Rubim, destacou que o plano de segurança da Polícia de Alagoas foi trabalhado na prevenção e apreensão. De acordo com Rubim, dos 79 municípios que tiveram carnaval, nenhum homicídio foi registrado dentro da folia, em exceto a tentativa de homicídio que ocorreu na Barra de São Miguel, onde um menor de 16 anos atirou no rosto da namorada.
Ele reclamou da divulgação de notícias informando que houve mais homicídios em Alagoas do que em Pernambuco durante o carnaval. "É mentira, quando divulgaram a notícia que houve uma só morte em Pernambuco durante os quatro dias de carnaval eles se referiam ao corredor da folia, temos informações veículadas pela própria secretaria de segurança que houve quase 80 homicídios em pernambuco" explicou ele.
Os acidentes envolvendo motocicletas tiveram um crescimento de 10% com relação ao ano passado, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Jadir. “Houve um aumento considerado nos acidentes envolvendo motocicletas, que passou de nove em 2009, para 16 neste ano. Os acidentes envolvendo veículos foi o menor já registrado durante o carnaval”, garantiu Coronel Jadir.
Outros dados
Em todo o estado o Corpo de Bombeiros registrou 51 casos de crianças perdidas, 23 princípios de afogamento na região do sertão, e 24 também princípios de afogamento nas cidades de Barra de São Miguel e Paripueira.
No interior a região com maior número de ocorrências foi a região que envolve os municípios de Arapiraca, Penedo, Coruripe, Traipu e Palmeira dos Índios, com um total de nove homicídios, 11 roubos, 10 furtos, três Maria da Penha e 39 Termos Circunstanciais de Ocorrências (TCO).