A Polícia Militar de Alagoas avalia como tranquilos os quatro dias de carnaval na capital e no interior do Estado e poucos fatos relevantes ligados aos locais de folia foram registrados. Os dados constantes nos relatórios diários do carnaval, confeccionados pela seção de informática da PM, mostram que as principais ocorrências são rixas e vias de fato, comuns nesse período.
Nos municípios com maior concentração de foliões, Barra de São Miguel e Paripueira, policiais do BPTran coordenaram o transito nos quatro dias de festa, enquanto outras guarnições garantiram a segurança dos foliões acompanhando blocos e reforçando o policiamento nos shows promovidos nas cidades.
No município de Pilar, os tradicionais blocos “Leão de Aço” e “Os Caçadores”, que concentram mais de três mil foliões todos os anos, contaram com o reforço do efetivo policial do 4º e 8º Batalhões na tarde desta terça-feira, 16, não registrando nenhuma ocorrência de grande vulto.
Interior
Segundo o comandante de policiamento do interior, tenente-coronel Paulo Sérgio, o carnaval nos diversos municípios do Sertão, Agreste, Zona da Mata, Baixo São Francisco, Litorais Norte e Sul também foi considerado tranquilo pela PM. “Fizemos um planejamento que surtiu efeito, pois o resultado superou as expectativas. O objetivo agora é manter a segurança na noite de hoje, último dia de festa”, destacou.
Amanhã, o Comando de Policiamento da Capital e do Interior finalização os dados gerais da Operação Momo 2010 que constarão na Estatística do Carnaval 2010 no site da PM (web.pm.al.gov.br/carnaval2010/).
Retorno
Para a quarta-feira de Cinzas, onde a maior parte dos foliões retornam às cidades de origem aumentando o fluxo de veículos, a orientação da PM é de que nas estradas o cidadão use sempre o cinto de segurança, respeite a sinalização, o policiamento e outros motoristas. Outro ponto importante para o retorno é que os condutores devem ter sempre paciência e nunca realizar ultrapassagens proibidas.