Ação conjunta garante a segurança e evita acidentes e afogamentos no Francês

16/02/2010 08:16 - Carnaval 2010
Por Redação
Image

O esquema de segurança montado pela coordenação do carnaval em Marechal Deodoro ganhou o reconhecimento de moradores, visitantes e foliões antes mesmo do fim da festa de momo.

A ação foi discutida em audiência pública, com a presença do prefeito Cristiano Matheus, da promotora Maria Aparecida, do major Cícero Pereira, comandante da 5ª Companhia Independente, do delegado Flavio Saraiva, e do Batalhão de Trânsito, do Corpo de Bombeiros, DER, Guarda Municipal e da SMTT de Marechal, além dos proprietários de bares e restaurantes e os responsáveis pelos blocos carnavalescos.

Segundo a coordenadora da Guarda Municipal Gilvânia, “em função desse trabalho em conjunto estamos conseguindo atingir nossos objetivos, que são manter a ordem e a paz aos foliões deodorenses e visitantes, não havendo nenhuma ocorrência grave”.

Estratégia
A cada quatrocentos metros da estrada de acesso à cidade de Marechal há equipes do Batalhão de Policiamento do Trânsito (Bptran), equipadas com bafômetros para autuar os motoristas com alto teor de bebidas alcoólicas.

Por conta da precaução o congestionamento foi inevitável, mas os motoristas concordam com o trabalho de prevenção. “Claro que o trânsito lento incomoda, mas entendemos que é necessário, pois o que está em risco é a segurança de milhares de famílias que trafegam por essa rodovia”, destacou o advogado Marcus Lacet, que seguia com a família para a Barra de São Miguel, onde tem residência.

Bafômetro
A 5ª Companhia, sediada em Marechal, recebeu cinco mil bafômetros e etilômetros. “O mais incrível é que os noticiários divulgados no site do município, sobre o trabalho que iríamos realizar, deixou os motoristas precavidos e o resultado é que, poucas pessoas foram flagradas com bebidas alcoólicas”, destacou major Cícero Pereira, comandante da 5ª Companhia.

Uma das pessoas que se submeteu ao exame foi o motoqueiro Jorge Santiago dos Santos, que após receber as orientações do policial militar, soprou o bafômetro e seguiu viagem tranquilamente. “Eu sabia que o aparelho não iria registrar nada, porque não bebi, principalmente porque estou com moto. Se todos fizessem como eu não haveria acidentes causados por embriaguês ao volante”, afirmou Jorge.

No Francês
Policiais da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito controlam o trânsito na praia do Francês. “Só hoje já contabilizamos mais de 1.200 veículos estacionados. Isso, sem contar aqueles que estão circulando. Realmente está sendo o maior número de veículos já registrado, mas tudo está acontecendo como esperávamos. Estamos nesse trabalho de orientar os motoristas para evitar congestionamentos”, disse Raminho, coordenador da SMTT.

Binóculos
Homens do Corpo de Bombeiros, colocados em pontos estratégicos, monitoram com binóculos todo movimento dos banhistas, para evitar afogamentos. Eles estão equipados com botes infláveis e nadadeiras. De sábado até esta terça-feira não houve registro de afogamento no Francês.


 

Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..