O delegado Rodrigo Rubiale disse nesta quarta-feira (3) que a decisão do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) que estabeleceu novo horário de expediente nas delegacias de Polícia de Maceió (entre 8h e 18h) vai melhorar o desempenho das atividades policias e a prestação dos serviços à população. Representante da Polícia Civil no Conseg, Rubiale aprova a decisão.
Segundo o delegado, o novo horário foi definido após vários meses de estudos e algumas etapas preparatórias, entre elas a retirada de presos e a desativação das carceragens nas delegacias distritais e especializadas, como também a inauguração da Central de Polícia da Capital, que está em pleno funcionamento, mantém plantão 24h e atende a todos os casos de flagrantes.
"Como as delegacias distritais e especializadas estão livres deste trabalho, os flagrantes, agora, são lavrados na Central, o que alivia as atividades nas delegacias. Assim, os policiais poderão se dedicar exclusivamente às investigações", explicou.
Rubiale entende que o modelo anterior de escalas de 24h de trabalho por 72h de folga nunca funcionou, nos mais de 30 anos em que foi adotado. "O novo modelo permite que os policiais tenham tempo suficiente, inclusive, um horário adequado para planejamento de suas ações e para que possam oferecer solução para os casos investigados".
O diretor de Polícia Judiciária da Polícia Civil lembra que são raros os casos em que policiais civis tenham saído às ruas de forma voluntária para investigar. Ele cita que a Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN) é uma exceção e afirma que os delegados terão, dentro de suas necessidades, uma possibilidade de designar seus policiais para investigações fora do horário estabelecido em portaria pela Direção da instituição.
Sobre nota divulgada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Rodrigo Rubiale afirma que não vai polemizar sobre questões políticas. "Discuto apenas questões técnicas", afirmou.









