Os blogs são mídias sociais fundamentais na construção de diálogos para maior compreensão de temas, às vezes polêmicos e espaço por excelência para o entendimento inter-cultural. Inúmeras visões e experiências compondo uma rica diversidade.
Blogs são espaços coletivos, convites explícitos ao debate. Em um blog dá até para estudar ritmo, dança e o movimento de navegar por entre palavras, concepções e cair na rede das descobertas. Descobrir inclusive que 20 de março é dia nacional do blogueiro. Alguém sabia? Nem eu. Nada como uma boa pesquisa. Cair na grande rede de blogueiros e blogueiras é entrar na Blogosfera? Blogosfera? É o espaço entre o abstrato e o concreto das palavras, uma segunda vida, virtual. É o território dos blogs. Um palco giratório de posicionamentos, impasses pessoais, culturais, históricos. A arquitetura de maior grandeza na blogosfera é a palavra. A vitrine virtual dos blogs é meio que invenção, discussão, pontos de vistas e outras sintaxes contemporâneas.

Essa é uma “foto” bem ampla da influência de determinados blogs que tem a capacidade afiada de “pescar” gente, legitimar discursos e influenciar o ritmo e movimentação da produção e da formação de opinião. E porque não desafiar a fronteira do virtual e montar um espaço coletivo e real onde possamos aproximar criadores e criaturas, expressões, formações e opiniões?
Para criar um investimento diferencial na comunicação de rede como política de mobilização social, o Projeto Raízes de Áfricas projeta para 21 e 22 de maio de 2010 a realização do 1º Encontro Estadual de Blogueiros.
O I Encontro Estadual de Blogueiros nasce como construção coletiva de uma comissão organizadora dos quais participam,dentre outras instituições a Associação Brasileira de Relações Públicas, representada pelo jornalista Marcelino Freitas,filho do grande Freitas Neto.
Nossa proposta é juntar um número expressivo de blogueiros e blogueiras formadores de opinião seja jornalistas, publicitários, professores,estudantes,militantes,ativistas,classe empresarial,artistas,etc, ou seja formar um quebra-cabeças humano que ajude a compor novas imagens,mensagens, troca de experiências e futuros encontros significativos e reflexivos no ambiente virtual.
A capilaridade na divulgação da temática será de extrema importância para movimentar o debate.
A primeira proposta de discussão (acreditamos em mais ações presenciais e contínuas) enfocará:O Racismo Caiu na Rede? Convidaremos palestrantes especialistas nas temáticas: racismo,web,blogs oferecendo diversos ângulos de conhecimento, análise e perspectivas para a discussão mais ampliada.
Ontem dia 20 de janeiro, iniciamos a primeira rodada de conversas para definir a estrutura do encontro e uma das idéias é o lançamento na grande rede do concurso para produção e seleçãodo jingle do I Encontro Estadual de Blogueiros.
Nossa segunda reunião acontece na segunda-feira, ,25 de janeiro as 10 horas na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
Aguardem!