O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) volta a realizar protestos no interior de Alagoas, a partir desta terça-feira, dia 19, contra o alto índice de homicídios no Estado e as precárias condições de trabalho nas delegacias, além do descaso do Governo Teotônio Vilela Filho com a pauta de reivindicações dos policiais civis.

A primeira manifestação da categoria será, a partir das 10 horas, na Praça Marques, Centro da cidade de Arapiraca. O objetivo é dialogar com os moradores para cobrar políticas efetivas para a segurança pública e abertura do canal de negociação que, desde o ano passado, o governador Teotônio Vilela Filho se nega a atender as demandas da categoria.

Na próxima quarta-feira, dia 20, o ato público de protesto será no Centro da cidade de Palmeira dos Índios, a partir das 10 horas.

O presidente do Sindpol, Carlos Jorge da Rocha, informa que o sindicato está definindo estratégia de paralisação durante o Carnaval, caso o governo de Alagoas não volte a negociar a implantação do piso salarial de 1/3 dos delegados de polícia R$ 3.456,58 e o Plano de Cargos, Carreira e Subsídios. Na próxima sexta-feira, dia 22, haverá reunião da diretoria do Sindpol para definir as próximas ações de mobilização no Estado.

O presidente do Sindpol faz duras críticas sobre forma como o governo trata a segurança pública, destacando que a criação da Central de Polícia está na contra mão na luta pela redução da violência no Estado. “Pelo índice da violência nos seis meses, Alagoas continuará com o vergonho título de 1º lugar de homicídios no Brasil, considerando a taxa de 100 mil habitantes”, alerta.

Para frear os altos índices de violência, o sindicato aponta a abertura do canal de negociação para atendimento da pauta de reivindicações, a exemplo das delegacias funcionando 24 horas nos bairros.

Recentemente, o Sindpol denunciou que, nos últimos seis meses, a violência aumentou em torno de 10%, comparado ao mesmo período do ano de 2008 (Veja abaixo).

2008
Jul Ago Set Out Nov Dez
133 143 145 136 182 204

2009
Jul Ago Set Out Nov Dez*
154 145 168 178 199 160

*Dados atualizados até do dia 28 de dezembro pela Secretaria de Defesa Social.