Lição deve começar em casa

11/01/2010 20:12 - Raízes da África
Por Arísia Barros

O preconceito, às vezes, começa em casa. O Jair é o meu melhor amigo, e eu sou o melhor amigo dele. Luis, 11, é branco; Jair, 11 é negro. Essa seria uma historia de amizade bacana se Luis não morresse de medo de seu pai descobrir que seu melhor amigo é negro.
O meu pai é superpreconceituoso. Se alguém o fecha no trânsito, ele fala: É coisa de preto. Se o porteiro do prédio faz algo errado, ele diz: Só podia ser preto. Por isso nunca tive coragem de levar o Jair em casa [eles se conhecem há seis anos]. Imagine se meu pai ofender ele? Não gosto nem de pensar, tenho vergonha. Na escola, os dois partem para a briga toda vez que Jair é xingado. Mas não criei coragem para enfrentar meu pai como enfrento meus colegas, conta Luis. A psicóloga Dnilda Côrtes Silva, 45, do Disque-Racismo do Rio, diz que ambos são vítimas do preconceito. Eles precisam da ajuda de um adulto. Não podem esconder essa amizade como se fosse uma coisa errada.

Discriminar

Inventar apelidos de mau gosto; fazer piadinhas sobre o cabelo crespo;
excluir a criança para participar do grupo de trabalho da escola;
rejeitar a participação de um colega numa brincadeira; evitar sentar ao lado na escola, no ônibus, na perua
Fonte: Eliane Cavalleiro, autora do livro o Racismo e Anti-Racismo na Educação (editora Summus).

Em busca da identidade
Isabele, 9, luta contra a cor de sua pele. Não gosta de ser negra. Já pediu para a mãe comprar uma chapinha para alisar o cabelo. Pior: procura algum produto para deixar a pele menos escura. Já quis raspar a pele até ficar branquinha. A menina deve estar sendo agredida para desejar mudar de cor, afirma Sônia Maria Nascimento, coordenadora-executiva da ONG Geledés. A família e a escola têm de ajudá-la a elevar a auto-estima e a valorizar a sua identidade, diz. E o feriado do dia 20 é ideal para debater a questão racial
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..