Discurso do Embaixador: Aos Amigos de Cabo Verde

07/01/2010 13:46 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Datas compassam o tempo vivido ou a chegar, catalogando o caminho, com memória. Nesta alvorada do ano 2010, esperanças e votos se confundem, na expectativa de um futuro completo de bem estar e harmonia. Esses são os votos, a todos os que vão clicando no Portal da Embaixada de Cabo Verde no Brasil, refazendo ou construindo pontes com as nossas ilhas. Consideramos uma aposta a ganhar, a construção deste diálogo. Desafio pela profusão de leitores, diversidade de notícias, pela oportunidade de construção de amigos, estreitando laços de convivência. Foi um ano de apostas, Cabo Verde ultrapassou estes meses, conseguindo ver tombada pela UNESCO, a Cidade Velha, Cidade da Ribeira Grande de Santiago, que a partir de 1462 nasceu como o primeiro agrupamento populacional em urbe implantado nas nossas ilhas, desde sempre muito amadas! Cidade da Ribeira Grande, berço da nossa Nação, lembra a todos, o caminho sem retorno de tantos africanos, que se espalharam, uma grande parte, justamente aqui, neste Grande Brasil.
Os que ficaram fizeram daquelas ilhas a sua casa e, no caldeirão de povos e culturas, que a Cabo Verde aportaram, somos hoje nós, os cabo-verdianos, onde quer que estejamos, os seus herdeiros, na honra e na glória das suas vidas, independentemente do grau ou coeficiente de dificuldade que souberam ultrapassar. O nosso tributo é o dever a manter as suas memórias, como um espelho vivo e ao alcance de todos nós, para que o passado nos ilumine no presente, visando a edificação do porvir. Futuro para os filhos das Ilhas implica progresso e melhoria das condições de vida, em sociedade equilibrada e apostada em alcançar índices de bem estar, em esforço, em trabalho, em capacidade de gerir recursos e parcerias. Ao longo deste ano, Cabo Verde viu reforçada, por reconhecimento internacional, a sua credibilidade no que diz respeito à gestão de recursos postos à sua disposição e, na seriedade de propósitos do seu desenvolvimento. Essa é uma marca que vamos seguir cultivando, por representar um bem ao serviço da sua população. O ano de 2010 vai continuar se apresentando como um desafio permanente, perante as novas batalhas de construção, em esforço na educação, numa sociedade em que a maioria dos seus cidadãos é jovem. Para eles, a escola é o melhor legado que as gerações mais antigas lhes podem deixar por herança. Escola de saber e de valores cívicos e de cultura, no todo da medida certa de um cidadão de parte inteira, à vez crítico e participativo. Em 2010, vamos comemorar os 550 anos da descoberta de Cabo Verde; 35º aniversário da Independência Nacional; 1º Centenário da Revolta de Ribeirão Manuel, símbolo da luta dos camponeses desprotegidos. Ou seja, o percurso histórico das nossas ilhas na sua dimensão temporal total. Momentos para olharmos para trás e avaliarmos o caminho percorrido, sem mágoas ou ressentimentos, mas com a serenidade que distância do tempo confere aos factos já vividos. Assim, comemorar implica relançar o futuro, em critérios de seriedade na medida da aposta que é ser Cabo Verde! Em família, e com amigos, povos e nações unidas pela Paz! Bom Ano!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..