Em janeiro de 2010 mais presos do Rio podem ser encaminhados para o Sistema Penitenciário Federal. É nesse mês que o Presídio Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, começa a operar. Inaugurada em julho de 2009, a penitenciária ainda não está sendo utilizada por causa de entraves burocráticos. Um dos motivos para a demora no início do funcionamento do presídio é a falta de agentes penitenciários. Um concurso foi realizado este ano e 325 novos agentes devem começar a trabalhar no primeiro mês de 2010.
O Presídio Federal de Mossoró tem 12 mil metros quadrados de área e capacidade para 208 presos em celas individuais. A penitenciária também possui 12 celas de isolamento para presos que cumprem o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). O Sistema Penitenciário Federal já conta com penitenciárias em Catanduvas, no Paraná, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Porto Velho, em Rondônia.
Os presídios federais abrigam alguns dos presos mais perigosos do país. Entre eles estão o traficante Fernandinho Beira-Mar e a cúpula da milícia conhecida como Liga da Justiça.