Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Rodoviária Federal divulgou um balanço das rodovias durante a Operação Natal, que teve início na última quinta-feira, dia 24, às 0 horas.
O planejamento da PRF focou os pontos de maior fluxo de veículos e o aumento do número de carros trafegando (cerca de 25% a mais do que nos dias normais) elevou em cerca de 10% o número de ocorrências. De saldo positivo, não houve óbitos em decorrência de acidentes.
Não será feita comparação com o Natal de 2008 em virtude do número de dias do feriado ser menor este ano, e as condições atuais do trânsito serem completamente diferentes. Para se ter uma real visão do quanto o feriado alterou as condições de tráfego, o comparativo está sendo feito com o movimento do mês de dezembro.
A média diária de acidentes está em 7,25 ao dia. No feriado, houve elevação para 8.O acréscimo de cerca de 10% no número de ocorrências foi diretamente afetado pela área urbana da Capital. Novos empreendimentos comerciais e imobiliários inaugurados no decorrer do ano aumentaram o fluxo de veículos na Via Expressa, incrementando também o número de acidentes sem vítimas.
Houve 30 feridos no período considerado. Foram realizados também 767 testes com etilômetro, que flagraram 11 condutores dirigindo com presença de álcool no sangue, sendo que dois foram detidos (índice acima de 0,29 mg/L).