A Polícia começou a desarticular mais uma quadrilha de assaltantes que vinha agindo na periferia de Fortaleza. O grupo armado atuava com mais intensidade na zona sul da Capital. Os estabelecimentos comerciais nos bairros Mondubim, Parque Santana, Conjunto Esperança, Aracapé e Vila Peri eram os principais ´alvos´ dos criminosos. A Polícia descobriu que adolescentes recebiam armas de adultos para praticar os delitos e o lucro dos roubos era dividido.
Na semana passada, parte desse bando acabou sendo detido depois de mais um ataque contra o comércio. Os assaltantes juvenis invadiram uma loja de confecções e presentes no Parque Santana. Dois adolescentes, com armas de grosso calibre, mantiveram a dona do estabelecimento e alguns clientes como reféns.
Rapidez
Mas, a Polícia acabou sendo avisada do assalto quando este ainda estava em pleno andamento. Uma viatura do Ronda do Quarteirão que atua naquele setor foi enviada ao local pela Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops), assim como patrulhas da 1ª Companhia do 6º BPM (Maraponga) e equipes do Raio.
Quando os policiais cercaram o local, os assaltantes ainda estavam dentro da loja.
Depois de tensos momentos de cerco e negociação, os assaltantes acabaram se entregando e as armas - revólveres municiados - foram apreendidos. Os acusados foram, então, encaminhados à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).
Investiga
A Polícia agora trabalha com o objetivo de identificar os adultos responsáveis pelo fornecimento das armas aos menores.
As suspeitas recaem sobre bandidos que têm agido naquela região da Capital.
Depois de autuados em flagrante por crime de roubo com o a agravante do uso de armas de fogo, os adolescentes foram encaminhados ao Centro de Triagem do Juizado da Infância e da Adolescência de Fortaleza, onde vão aguardar a aplicação de medidas sócio-educativas, como a internação (equivalente à pena de recolhimento).