roteção ao turista, tanto na alta quanto na baixa estação, é preocupação predominante da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) que, periodicamente, coordena reuniões para tratar do assunto, juntamente com representantes das polícias civil e militar juntamente a entidades do trade turístico.

Nesta quinta-feira(17), a reunião, na sede do órgão estadual de Turismo, debateu ações que serão desenvolvidas em municípios dos litorais Norte e Sul, nesta temporada, quando o fluxo de turistas aumenta consideravelmente. Reafirmou-se a intensificação do policiamento nas cidades de Maragogi e Japaratinga, polos turísticos do litoral Norte, e nas badaladas praias do Francês, Barra de São Miguel e Gunga, no litoral Sul; patrulhamento ostensivo nas rodovias AL 101 Norte e AL 101 Sul; além da fiscalização para conter guias de turismo irregulares e ações da Polícia Militar em pontos estratégicos.

De acordo com o subcomandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel Albuquerque, a PM não mede esforços para melhorar a segurança pública no Estado, e anunciou a instalação de um “trailer” na praia do Francês, que funcionará durante a alta temporada, proporcionando uma maior segurança aos frequentadores. O subcomandante informou também que está sendo feita uma licitação para aquisição de 100 bicicletas para incrementar o patrulhamento no Francês, Barra de São Miguel e em Paripueira.

Novidades

Ainda na reunião, o secretário de Turismo de Marechal Deodoro, Carlos Roberts, anunciou a reurbanização da orla do Francês, orçada em R$ 19,8 milhões (através de emenda parlamentar); reativação do Conselho e do Fundo Municipal de Turismo e a construção do Centro de Artesanato do Francês. Para a temporada de verão, Roberts anunciou a realização de shows com grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Ivete Sangalo, e, para o dia 31 de janeiro, a queima de fogos de artifício, com duração de 12 minutos.

Por sua vez, o secretário de Turismo da Barra de São Miguel, Lamartine Mesquita, lembrou a importância da Barra de São Miguel como principal centro de veraneio alagoano, anuncando a realização de shows e outros eventos durante o verão, quando a cidade fica lotada.

Para o secretário estadual de Turismo, Virgínio Loureiro, o trabalho que a Setur vem fazendo, voltado à proteção do turista, em parceria com os gestores da segurança pública e entidades ligadas ao trade turístico, tem obtido bons resultados e contribuído bastante para o desenvolvimento do turismo em Alagoas.