A Intendência Geral do Sistema Penitenciário (IGESP), através da Gerência de Educação, juntamente com a direção da unidade inaugurou na manhã desta segunda-feira, 07, duas salas de aulas com capacidade para 25 alunos, cada. Os beneficiados são detentos do Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva.
Salas de aula que foram transformadas em celas, essa era a realidade para os presos do Cyridião Durval que contam, a partir de hoje, com aulas de alfabetização e ensino fundamental, com a recuperação das salas. O programa Viajando pelo Saber é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação que disponibiliza quatro monitores para aplicarem aulas aos reeducandos.
O programa será realizado com material didático do Ministério da Educação (MEC) e será distribuído em 3 módulos: alfabetização, 1º e 2º segmentos, esses últimos equivalentes ao ensino fundamental completo. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira nos períodos da manhã e tarde (exceto em dias de visitas) e contemplarão inicialmente 70 reeducandos. O curso dura em torno de 8 meses para cada módulo e contará ainda com certificado reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação, ao término do mesmo.
A inauguração contou com a presença do secretário de Defesa Social, delegado federal Paulo Rubim, que parabenizou a iniciativa, “Estamos aqui para ajudar vocês, saibam que este tipo de ação é louvável para nós e mais ainda para vocês, se não for assim, com vontade e determinação, não sai”, declarou o secretário aos detentos presentes.
Para o Intendente Geral do Sistema Penitenciário, Cel. Dário Cesar, esta é uma oportunidade para que as vidas de cada um sejam modificadas. “Aqui vocês vão ter a chance de esquecer o que fez no passado, sai daqui com um ensinamento outra visão de vida, para futuramente não mais praticar nenhum delito. Aproveitem essa oportunidade e aprendam, isso é o que vocês levam de bom”, concluiu o intendente.
RECUPERAÇÃO
Na ocasião Dário Cesar entregou, através da Gerência de Engenharia, o módulo G 4 daquela mesma unidade. Além disso, foram apresentadas também as salas de saúde, incluindo o consultório médico e odontológico, que estão passando por reformas.
Há aproximadamente 02 meses o módulo quatro do Cyridião Durval foi desativado para recuperação, as celas se encontravam bastante destruídas e sem as mínimas condições de habitação. Todo o trabalho de engenharia foi feito naquele módulo, parte elétrica, hidráulica, de alvenaria etc.
O módulo é composto por 16 celas e para cada uma o total de 4 reeducandos. Agora, o presídio passa a contar com a recuperação de 64 vagas. Para finalizar, foi anunciado também o início das obras de recuperação do módulo 3 da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira.