Os delegados Isaías Rodrigues, de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), e Paulo Cerqueira, coordenador da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), revelaram nesta segunda-feira (07) detalhes da operação que desmantelou parte de uma quadrilha especializada no roubo de cargas e que vinha agindo nas estradas alagoanas. A operação mobilizou cerca de 20 policiais.

Cinco pessoas foram presas depois da descoberta de um galpão, na Rua José Gomes Barbosa, no bairro Verdes Campos, em Arapiraca, onde as mercadorias roubadas eram guardadas.

O delegado Paulo Cerqueira explicou que o grupo criminoso atuava nas rodovias BRs 101 e 316, principalmente nas regiões de São Sebastião, Arapiraca e Palmeira dos Índicos, e suas atividades vinham sendo acompanhadas pela polícia há alguns meses.

De acordo com o delegado Isaías Rodrigues, a quadrilha agia em Alagoas desde janeiro, e tem ramificações em diversos estados brasileiros.

Foram detidos: José Álvaro de Lucena, 41 anos, radicado em Bezerros, Pernambuco; Erielson Oliveira dos Santos, 38 (Belo Jardim, Pernambuco); Edson Barros Dantas, 69 (Campina Grande, Paraíba); Valter Arcanjo da Silva (Guarulhos, São Paulo) e Valdêncio José da Silva, 30 (Arapiraca, Alagoas).

Pelo menos dois deles – Edson Barros e Erielson Oliveira – já têm antecedentes criminais. O primeiro foi processado por crime de receptação. Erielson foi preso, em 1983, pela Polícia Federal, acusado de contrabando.

Grande quantidade de mercadorias roubadas foi apreendida, como também três veículos utilizados pelo grupo criminoso. A polícia estima que os produtos recuperados ultrapassem o valor de R$ 1 milhão.

Entre as mercadorias estão produtos de higiene, eletrodomésticos, roupas, alimentos e remédios. Um caminhão baú truncado, de cor branca e placa MCN 9965, de Santa Catarina, com registro de roubo na polícia, servia para recolher as cargas roubadas que eram deixadas em canaviais.

O caminhão, de placa KKH 1687, da Paraíba, foi apreendido na Serra das Pias, em Palmeira dos Índios, e um veículo Corsa-Sedan, de placa MVK 9017, foi apreendido no galpão, em Arapiraca.
A carga recuperada estava sendo levada para a Paraíba e foi apreendida em um trecho da Serra das Pias, em Palmeira dos Índios.

O delegado informou ainda que as investigações continuam e mais pessoas podem ser presas.