PF indicia ex-diretor do Senado por três crimes

11/08/2009 05:16 - Brasil/Mundo
Por eduardocardeal
A Polícia Federal indiciou nesta segunda-feira, 10, o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado João Carlos Zoghbi pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema oficial e concussão. O indiciamento ocorreu logo após o depoimento de Zoghbi ao delegado Gustavo Buquer na manhã desta segunda.

Para a Polícia Federal, Zoghbi agiu para favorecer a Contact Assessoria de Crédito dentro do Senado. A empresa tem uma ex-babá dele como sócia e intermediou a venda de empréstimos consignados a servidores do Senado. A Contact recebeu só do Banco Cruzeiro do Sul, por exemplo, R$ 2,2 milhões pelos empréstimos concedidos aos funcionários da Casa.

Em seu depoimento, Zoghbi negou qualquer favorecimento à Contact. Sindicância interna da Casa - revelada pelo O Estado de S. Paulo no último dia 2 - mostrou que Zoghbi alterava a margem consignável dos funcionários para que eles pudessem contrair empréstimos acima do limite determinado de 30% do salário.

O ex-diretor já sofre um processo disciplinar no Senado que poderá levar a sua expulsão do serviço público. A expectativa agora é que funcionários da Contact também sofram indiciamento.

Zoghbi comandou a Secretaria de Recursos Humanos por mais de dez anos. Deixou o cargo em março, após a revelação de que repassou aos filhos um apartamento funcional do Senado. A descoberta da ligação com esquema de empréstimos consignados abriu uma sindicância que muniu a PF na investigação.

O ex-diretor responde a outro processo, referente aos atos secretos. O ex-diretor pediu aposentadoria, mas pode perder o benefício.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..